Gabarito e Resolução Fatec 2025 2º Semestre

Gabarito e Resolução Fatec 2025 2º Semestre

Confira o gabarito e a resolução das questões da prova da Fatec 2025 do segundo Semestre. As respostas e resoluções foram geradas por IA, podendo haver falhas:

Conferir logo abaixo – Correção parte 1 (Questão 01 – 32)

Clique no link para conferir: Correção parte 2 (Questão 33 – 64)

Gabarito

1234567891011121314151617181920
RespCEEDDDECCEAADCAACDCE
2122232425262728*293031323334353637383940*
RespCECBDCEDCBBADADEEA
4142434445464748495051525354555657585960
RespADBEBDCCECDDEBEDAEBD
61626364
RespAEBE

*Nota:

  • Questão 28: possui falha na premissa; não foi possível determinar a lógica do gabarito.
  • Questão 40: apresenta erro nas opções de resposta.

Resolução Fatec 2025 2º Semestre (01 – 32)

Questão 01

Análise:

  • O Texto I define “economia verde” como aquela que resulta na melhoria do bem-estar humano e da equidade social, reduzindo significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica. O PNUMA resume que uma economia pode ser considerada verde quando emite pouco carbono, é eficiente em termos de uso de recursos e é socialmente inclusiva. A economia verde segue princípios-chave, como o bem-estar para que todas as pessoas possam criar e desfrutar de prosperidade; a equidade dentro e entre gerações; e o respeito aos limites do planeta, salvaguardando e restaurando a natureza.
  • O Texto II descreve as quebradeiras de coco babaçu, que têm grande importância histórica, econômica, social, política, ambiental e cultural na preservação da “região dos babaçuais”. Elas representam um grupo de mais de 300 mil mulheres que exercem o extrativismo do coco babaçu, dependendo dele como principal fonte de renda. O extrativismo do coco babaçu é fundamental para fortalecer a identidade coletiva dessas mulheres e a luta por seu direito à terra, ao território e ao acesso a recursos naturais.

Comparação: A atividade das quebradeiras de coco babaçu se alinha perfeitamente com os princípios da economia verde. Elas utilizam um recurso natural de forma sustentável (o extrativismo do coco babaçu), o que contribui para a preservação ambiental. Além disso, a atividade gera renda e fortalece a identidade social de um grupo tradicional, demonstrando inclusão social e bem-estar, conforme os princípios da economia verde.

Alternativas:

  • (A) Incorreta, pois o extrativismo do babaçu é uma prática de uso sustentável de um bem renovável, e não a exploração de bens não renováveis.
  • (B) Incorreta, pois a economia verde se preocupa com aspectos sociais, e o Texto II ilustra exatamente isso.
  • (C) Correta. O conceito expresso no Texto I vai ao encontro do exemplo dado no Texto II, já que o extrativismo do coco babaçu se enquadra nos princípios de respeito ao meio ambiente e equidade social da economia verde.
  • (D) Incorreta, pois os textos não se opõem; o Texto II é um exemplo prático do conceito apresentado no Texto I.
  • (E) Incorreta, a atividade das quebradeiras tem grande importância histórica e não é “recente”, e se alinha aos princípios do Texto I.

Resposta: (C)


Questão 02

Análise dos termos em negrito:

  • significativamente: É um advérbio de modo, formado a partir do adjetivo “significativo” acrescido do sufixo “-mente”. Ele modifica o verbo “reduzindo”, intensificando seu sentido.
  • princípios-chave: “Chave” é um substantivo que, neste caso, funciona como adjetivo, indicando o tipo de princípios. Em compostos desse tipo, o segundo elemento (se for um substantivo funcionando como adjetivo) geralmente se mantém invariável no plural. Portanto, “princípios-chave” está correto.
  • mesma: Nesta frase (“…as próximas gerações possam também ter a mesma qualidade de vida que as anteriores…”), a palavra “mesma” retoma “qualidade de vida”.
  • que: Na frase “Elas representam um grupo de mais de 300 mil mulheres que exercem a atividade…”, o “que” retoma “mulheres”. Ele é um pronome relativo.
  • portanto: É uma conjunção conclusiva.

Análise das alternativas:

  • (A) “Em significativamente, ocorre um substantivo com função adverbial responsável por intensificar o sentido do verbo.” Incorreta. “Significativamente” é um advérbio, não um substantivo.
  • (B) “Em princípios-chave, o plural do adjetivo composto está incorreto, pois, nesses casos, deve-se flexionar apenas o último elemento.” Incorreta. “Princípios-chave” está correto no plural.
  • (C) “A retomada do termo ‘equidade’ por ‘mesma’, embora rara, é aceita pela gramática normativa.” Incorreta. “Mesma” retoma “qualidade de vida”, não “equidade”.
  • (D) “O termo que classifica-se como pronome relativo, e tem como antecedente o substantivo ‘grupo’.” Incorreta. O antecedente é “mulheres”.
  • (E) “A palavra portanto é uma conjunção que expressa sentido de conclusão, correspondendo a ‘então’ ou ‘logo’.Correta. “Portanto” é classicamente uma conjunção conclusiva.

Resposta: (E)


Questão 03

Análise: O pronome “la” em “restaurá-la” (texto I) se refere ao que deve ser restaurado. No contexto da frase “…a economia deve salvaguardar a natureza, restaurá-la e investir nela…”, o que precisa ser salvaguardado e restaurado é “a natureza”.

Alternativas:

  • (A) “do bem-estar”. Incorreta.
  • (B) “as pessoas”. Incorreta.
  • (C) “a equidade”. Incorreta.
  • (D) “a mesma qualidade”. Incorreta.
  • (E) “a natureza“. Correta..

Resposta: (E)


Questão 04

Análise do Texto: O texto descreve uma cidade que estava em harmonia com o ambiente, mas que sofreu uma “doença estranha das plantas” que se espalhou, causando “várias mortes, súbitas e inexplicadas, não somente entre os adultos, mas também entre as crianças”. Menciona um “pó branco, granulado” que “caíra como neve”. A conclusão é que “Fora o povo, ele próprio, que fizera aquilo.”. Este trecho do livro “Primavera Silenciosa” de Rachel Carson aborda os efeitos devastadores do uso de pesticidas.

Conceito de Contraexemplo: Um contraexemplo é um exemplo que refuta uma afirmação ou teoria. Neste caso, a “teoria” implícita no texto é que a ação humana pode levar à destruição ambiental com graves consequências. Precisamos de uma situação histórica que NÃO tenha resultado em degradação ambiental ou que demonstre harmonia e sustentabilidade, contrariando a tese do texto.

Análise das Alternativas:

  • (A) “A Alemanha nazista… resultou em devastação ambiental e humana…”. Isso é um exemplo de degradação, não um contraexemplo.
  • (B) “O Império Romano cujo colapso de sua sociedade foi decorrente de uma combinação de crises econômicas, militares, políticas e sociais, dentre elas epidemias que reduziram significativamente a população, o que afetou, por exemplo, a produção agrícola.”. Embora complexo, isso descreve um colapso que pode ter raízes em desequilíbrios, mas não é um contraexemplo à ideia de que ações humanas (indiretas, no caso) podem levar a problemas.
  • (C) “A União Soviética… levou à degradação ambiental severa, como o desastre de Chernobyl e a destruição do Mar de Aral.”. Este é um exemplo clássico de degradação ambiental causada pelo homem, alinhado com o texto.
  • (D) “Os Incas criaram um império nos Andes, onde construíram sistemas de terraços agrícolas que permitiam a produção eficiente de alimentos sem degradar o ambiente, garantindo a sobrevivência de sua civilização até a chegada dos europeus.Correta. A civilização Inca é conhecida por suas práticas agrícolas sustentáveis que não degradavam o ambiente, representando um modelo de harmonia com a natureza, o oposto do que o texto de Rachel Carson descreve.
  • (E) “A Inglaterra, durante a Revolução Industrial… embora tenha causado degradação ambiental, como a poluição dos rios e do ar.”. Este é outro exemplo de degradação ambiental causada pelo homem.

Resposta: (D)


Questão 05

Análise do Texto: O texto descreve a Revolução Verde (ocorrida entre as décadas de 1960 e 1970) como uma mudança profunda na forma de produção agropecuária. Seu objetivo era aumentar a produção de alimentos para garantir a segurança alimentar, baseando-se em pesquisas científicas para otimizar processos desde o preparo do solo até a colheita. A principal característica foi a adoção de tecnologias modernas.

Análise das Alternativas:

  • (A) “a utilização de mão de obra rudimentar e pouco qualificada, devido ao baixo investimento de capitais, que garante uma produção de pequeno volume e voltada para o mercado interno.”. Incorreta. A Revolução Verde foi marcada pela mecanização e alto investimento.
  • (B) “o manejo dinâmico, baseado na experiência acumulada e no repertório de conhecimentos que remontam a tradições ancestrais, transmitidas por meio da oralidade e de vivências práticas.”. Incorreta. A Revolução Verde focou em ciência e tecnologia, não em tradições ancestrais.
  • (C) “o cultivo de vários produtos no mesmo local, em pequenas propriedades rurais, mediante o uso de técnicas artesanais e instrumentos de trabalho como enxadas, arados e animais de tração.”. Incorreta. A Revolução Verde promoveu monoculturas e uso de máquinas em grandes propriedades.
  • (D) “o melhoramento genético de espécies vegetais, o desenvolvimento de maquinário e a adoção de adubos, fertilizantes e agrotóxicos, muitas vezes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.Correta. Esta alternativa lista as características centrais da Revolução Verde, incluindo suas consequências negativas.
  • (E) “o uso racional das fontes de água, o emprego de adubos orgânicos e a técnica da rotação de culturas, práticas baseadas no conceito de responsabilidade ambiental, que provoca poucas alterações no meio natural.”. Incorreta. Essas são práticas de agricultura sustentável, que contrastam com o modelo da Revolução Verde.

Resposta: (D)


Questão 06

Análise do Texto: O texto descreve a adubação verde como a aplicação de procedimentos agrobiológicos, como uso de inoculantes agrícolas (micro-organismos) e plantio de leguminosas e gramíneas. O objetivo é aumentar a eficiência da Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) para recuperar solos degradados e conservar solos produtivos. O cultivo de leguminosas é importante devido às bactérias Rhizobium, que fixam o nitrogênio atmosférico. A adubação verde tem impactos ambientais e socioeconômicos altamente positivos, pois o produtor pode reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes nitrogenados, diminuindo a poluição do solo e mananciais hídricos.

Análise das Alternativas:

  • (A) “a adubação verde consiste em utilizar restos em decomposição de leguminosas e gramíneas, os quais aumentam a fixação do nitrogênio realizada pelas raízes.”. Incorreta. Embora a decomposição contribua, o texto foca no plantio das plantas e uso de inoculantes para FBN.
  • (B) “a adubação verde é pouco favorável ao meio ambiente, pois diminui a FBN, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.”. Incorreta. O texto afirma o oposto: tem impactos altamente positivos e aumenta a FBN.
  • (C) “o cultivo de plantas híbridas, assim como o uso de inoculantes sintéticos e fertilizantes, aumenta a eficiência da FBN.”. Incorreta. O texto menciona inoculantes biológicos e leguminosas, não plantas híbridas, inoculantes sintéticos ou fertilizantes (que a adubação verde busca reduzir).
  • (D) “a adubação verde permite o aumento da concentração de nitrogênio no solo e a redução dos riscos de poluição do meio ambiente.Correta. O texto explicitamente afirma que a FBN aumenta a fertilidade do solo (nitrogênio) e que a prática reduz a aplicação de pesticidas e fertilizantes, diminuindo a poluição.
  • (E) “a reciclagem de nutrientes do solo é feita por meio da aplicação de agrotóxicos, que controlam as pragas e que promovem a fixação biológica do nitrogênio.”. Incorreta. A adubação verde busca reduzir o uso de pesticidas (agrotóxicos) e não usa agrotóxicos para FBN.

Resposta: (D)


Questão 07

Análise do Texto: O texto explica que a cultura de leguminosas é importante devido à presença de bactérias do gênero Rhizobium, que vivem em simbiose nos nódulos das raízes dessas plantas, “promovendo a fixação biológica do nitrogênio (N2​) presente na atmosfera”.

Análise das Alternativas:

  • (A) “atuam no processo de decomposição, permitindo a redução da quantidade de lixo orgânico e a manutenção do equilíbrio ecológico.”. Incorreta. O texto especifica a função na FBN, não na decomposição geral.
  • (B) “realizam o processo de transformação dos nitratos – existentes nas raízes – em carboidratos, os quais fornecem a energia necessária ao desenvolvimento vegetal.”. Incorreta. As bactérias fixam nitrogênio atmosférico (N2​) em compostos nitrogenados, não transformam nitratos em carboidratos.
  • (C) “desempenham importante função no processo de correção da acidez do solo, a fim de permitir a absorção direta do nitrogênio atmosférico pelas raízes das leguminosas.”. Incorreta. A função principal é a fixação de nitrogênio, não a correção da acidez do solo para absorção direta.
  • (D) “atuam como inoculantes biológicos, que reduzem a capacidade de as raízes fixarem sódio, potássio e magnésio, minerais prejudiciais à realização da fotossíntese.”. Incorreta. A função é fixar nitrogênio, não reduzir a fixação de outros minerais.
  • (E) “convertem nitrogênio atmosférico em compostos nitrogenados, que são assimilados pelas leguminosas, as quais fornecem às bactérias a matéria orgânica produzida na fotossíntese.Correta. Essa é a descrição precisa da simbiose e da função das bactérias Rhizobium na Fixação Biológica do Nitrogênio.

Resposta: (E)


Questão 08

Análise do Texto: O texto define bioeconomia como um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, com o objetivo de oferecer soluções para a sustentabilidade, substituindo recursos fósseis e não renováveis. Afirma que esse tipo de economia é uma realidade no Brasil desde a década de 1970.

Análise das Alternativas:

  • (A) “o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), surgido para monitorar o uso e a exploração econômica de recursos naturais.”. Incorreta. O ICMBio foi criado em 2007.
  • (B) “o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para desenvolver atividades de preservação do patrimônio natural.”. Incorreta. O Ibama foi criado em 1989.
  • (C) “o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), desenvolvido para enfrentar a crise mundial do petróleo e para incentivar a utilização do álcool combustível.Correta. O Proálcool foi criado em 1975, no contexto da crise do petróleo, e é um exemplo claro de uso de recursos biológicos (cana-de-açúcar para produzir álcool) para substituir combustíveis fósseis, alinhando-se à bioeconomia.
  • (D) “a Petrobrás (Petróleo Brasileiro S/A), com o intuito de tornar o Brasil autossuficiente em petróleo e de diminuir a dependência externa do produto.”. Incorreta. A Petrobrás foi criada em 1953 e lida com combustíveis fósseis.
  • (E) “a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com o objetivo de implantar um parque siderúrgico totalmente nacional.”. Incorreta. A CSN foi criada em 1941 e lida com siderurgia, não diretamente com bioeconomia.

Resposta: (C)


Questão 09

Análise do Texto: O texto descreve que um novo tecido captura gás carbônico do ambiente. Na lavagem, esse gás reage com a água e com o estearato de sódio (C17​H35​COONa) presente no sabão. A reação forma ácido esteárico (C17​H35​COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO3​).

Montagem da Equação Química: Os reagentes são:

  • Gás carbônico: CO2​(g)
  • Água: H2​O(l)
  • Estearato de sódio: C17​H35​COONa(aq)

Os produtos são:

  • Ácido esteárico: C17​H35​COOH(aq)
  • Bicarbonato de sódio: NaHCO3​(aq)

A equação deve ter os reagentes no lado esquerdo e os produtos no lado direito. Reagentes → Produtos CO2​(g)+H2​O(l)+C17​H35​COONa(aq)→C17​H35​COOH(aq)+NaHCO3​(aq)

Análise das Alternativas:

  • (A) CO3​(g)+H2​O(l)+C17​H35​COONa(aq)→NaHCO3​(aq)+C17​H35​COOH(aq). O CO3​ está incorreto (deveria ser CO2​).
  • (B) CO(g)+H2​O(l)+C17​H35​COONa(aq)→C17​H35​COOH(aq)+NaHCO3​(aq). O CO está incorreto (deveria ser CO2​).
  • (C) CO2​(g)+H2​O(l)+C17​H35​COONa(aq)→C17​H35​COOH(aq)+NaHCO3​(aq). Correta. Esta equação corresponde exatamente aos reagentes e produtos descritos no texto.
  • (D) CO2​(g)+C17​H35​COONa(aq)→C17​H35​COOH(aq). Incompleta, falta a água e o bicarbonato de sódio como produtos.
  • (E) CO2​(g)+C17​H35​COONa(aq)+H2​O(l)+C17​H35​COOH(aq)→NaHCO3​(aq). Errada a disposição dos reagentes e produtos.

Resposta: (C)


Questão 10

Análise dos Dados Fornecidos:

  • Massa de CO2​ capturada por uma camiseta em um dia: 22 g.
  • Quantidade de CO2​ capturada por uma árvore adulta em um dia: 75×1022 moleˊculas de CO2​.
  • Massa molar do CO2​=44 g/mol.
  • Constante de Avogadro =6×1023 moleˊculas/mol.

Cálculo da massa de CO2​ capturada por uma árvore adulta: Assumindo que o valor “75×1022 moléculas de CO” na imagem e no texto pode ser uma representação simplificada ou erro de digitação para 75×1023 moléculas de CO2​ (o que é mais coerente com a Constante de Avogadro e as opções de resposta exatas), faremos o cálculo com 75×1023 moléculas.

  1. Converter o número de moléculas de CO2​ para mols: naˊrvore​=6×1023 moleˊculas/mol75×1023 moleˊculas​=12.5 mol
  2. Converter mols para massa: Massaaˊrvore​=12.5 mol×44 g/mol=550 g

Cálculo do número de camisetas (X): Para que X camisetas capturem a mesma quantidade de CO2​ que uma árvore adulta: X×Massacamiseta​=Massaaˊrvore​ X×22 g=550 g X=22550​=25

Análise das Alternativas:

  • (A) 5. Incorreta.
  • (B) 10. Incorreta.
  • (C) 15. Incorreta.
  • (D) 20. Incorreta.
  • (E) 25. Correta..

Resposta: (E)


Questão 11

Análise do Texto: O texto destaca que a Idade Média não foi um “tempo de trevas”, mencionando progressos técnicos decisivos como o “novo arado e o sistema de rotação trienal”, que marcaram o início da agricultura moderna.

Análise do Sistema de Rotação Trienal: O sistema de rotação trienal consistia em dividir a terra arável em três partes, cultivando duas e deixando uma em pousio (descanso) por um ano, alternando as culturas. A principal vantagem desse sistema era a regeneração natural do solo, permitindo a recuperação de nutrientes e, em alguns casos, o plantio de leguminosas que ajudavam na fixação de nitrogênio. Isso levava ao aumento da produção agrícola e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Análise das Alternativas:

  • (A) “na regeneração do solo e, consequentemente, de sua fertilidade, o que levou ao aumento da produção e da qualidade de vida das pessoas.Correta. Esta é a principal vantagem da rotação trienal, conforme a historiografia.
  • (B) “na conservação das condições naturais locais do solo, da água e do ar, já que o sistema de rotação trienal mantém intocada a cobertura vegetal original.”. Incorreta. O sistema envolvia o cultivo, não mantinha a cobertura vegetal intocada.
  • (C) “na integração entre a cadeia produtiva de alimentos, a logística de distribuição de longo alcance, o consumidor final, o meio ambiente e a sociedade.”. Incorreta. Isso descreve conceitos modernos de cadeia produtiva e sustentabilidade, não o foco do sistema trienal medieval.
  • (D) “na utilização de motores a combustão e equipamentos automatizados, que requerem mão de obra qualificada e investimento de capitais.”. Incorreta. Motores a combustão e automação são muito posteriores à Idade Média.
  • (E) “na produção de apenas uma espécie de planta, em propriedades rurais extensas, com uso de adubos químicos, defensivos agrícolas e agrotóxicos.”. Incorreta. Isso descreve monocultura intensiva moderna, não a rotação trienal medieval.

Resposta: (A)


Questão 12

Análise do Texto: O texto afirma que o biogás é um tipo de combustível que pode ser aproveitado para geração de energia. Seu uso, em larga escala, pode substituir combustíveis fósseis que prejudicam o meio ambiente, diminuindo a dependência dessa matriz energética e, assim, incrementando a economia verde. A pergunta é sobre a origem do biogás.

Conhecimento Geral sobre Biogás: Biogás é um gás produzido pela decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de matéria orgânica. Essa matéria orgânica pode ser de origem vegetal (como resíduos agrícolas, esterco vegetal) ou animal (como esterco animal, resíduos de abatedouros).

Análise das Alternativas:

  • (A) “decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal.Correta. Esta é a definição fundamental da produção de biogás.
  • (B) “separação do metano, contido no CO2​ emitido pelos veículos automotivos.”. Incorreta. Metano é um componente do biogás, mas a origem não é CO2​ de veículos.
  • (C) “dissolução de materiais inorgânicos encontrados em rochas magmáticas.”. Incorreta. Biogás é de origem orgânica.
  • (D) “destilação do nióbio, o mais recente elemento químico descoberto na natureza.”. Incorreta. Nióbio é um metal, sem relação com biogás.
  • (E) “eletrólise da água, realizada por baterias contidas nos motores dos carros elétricos.”. Incorreta. Eletrólise da água produz hidrogênio e oxigênio, não biogás.

Resposta: (A)


Questão 13

Análise das Equações e Informações:

  • Combustão completa do octano (C8​H18​), um componente da gasolina: C8​H18​(g)+225​O2​(g)→8CO2​(g)+9H2​O(l). Para 1 mol de octano, são liberados 8 mols de CO2​. O Δr​H0=−5471.0 kJ/mol, indicando que libera muita energia.
  • Combustão completa do metano (CH4​), um dos componentes do biogás: CH4​(g)+2O2​(g)→CO2​(g)+2H2​O(l). Para 1 mol de metano, é liberado 1 mol de CO2​. O Δr​H0=−890.0 kJ/mol, indicando que libera menos energia por mol que o octano.

A pergunta busca uma conclusão correta sobre o menor impacto ambiental do metano em comparação com o octano.

Análise das Alternativas:

  • (A) “do metano produz gás oxigênio, que é indispensável à vida no planeta.”. Incorreta. A combustão do metano (e do octano) consome oxigênio e produz CO2​, não produzindo O2​.
  • (B) “do metano absorve energia, o que contribui para diminuir o aquecimento global.”. Incorreta. A combustão do metano é um processo exotérmico (Δr​H0 negativo), ou seja, libera energia, não absorve.
  • (C) “do metano libera gás hidrogênio para a atmosfera, o que contribui para o crescimento dos vegetais.”. Incorreta. A combustão do metano produz CO2​ e H2​O, não libera gás hidrogênio (H2​).
  • (D) “de 1 mol de moléculas de metano libera menos moléculas de gás carbônico que a queima de 1 mol de moléculas de octano.Correta. A queima de 1 mol de metano libera 1 mol de CO2​, enquanto a queima de 1 mol de octano libera 8 mols de CO2​. Portanto, o metano libera significativamente menos CO2​ por mol.
  • (E) “de 1 mol de moléculas de metano libera menos moléculas de água que a queima de 1 mol de moléculas de octano.”. Incorreta. 1 mol de metano libera 2 mols de água, enquanto 1 mol de octano libera 9 mols de água. Embora libere menos, o principal impacto ambiental relacionado à queima de combustíveis fósseis é a emissão de CO2​. A alternativa (D) é a mais relevante para o impacto ambiental.

Resposta: (D)


Questão 14

Análise da Função: A potência gerada por um modelo de aerogerador pode ser modelada pela função P(v)=−5v2+160v−470, em que P(v) representa a potência gerada em kW e v corresponde à velocidade do vento em m/s. O intervalo de v é 4≤v≤16. Queremos encontrar a velocidade v para a qual a potência gerada P(v) seja igual a 630 kW.

Resolução: Substitua P(v) por 630 na equação: 630=−5v2+160v−470 Reorganize a equação para a forma quadrática av2+bv+c=0: 5v2−160v+470+630=0 5v2−160v+1100=0 Divida toda a equação por 5 para simplificar: v2−32v+220=0 Use a fórmula de Bhaskara (v=2a−b±b2−4ac​​): Aqui, a=1, b=−32, c=220. Δ=(−32)2−4×1×220=1024−880=144 v=2×1−(−32)±144​​=232±12​ Duas possíveis soluções para v: v1​=232+12​=244​=22 m/s v2​=232−12​=220​=10 m/s

Verifique qual das soluções está dentro do intervalo permitido para v (4≤v≤16). v1​=22 m/s está fora do intervalo. v2​=10 m/s está dentro do intervalo.

Resposta: (C)


Questão 15

Análise dos Dados:

  • Consumo por habitante de uma cidade: 50 kWh por ano.
  • Consumo médio anual de uma ferramenta de IA Gen: aproximadamente 450 MWh.
  • Dados de conversão: k=103, M=106.

Conversão de Unidades: Primeiro, converta o consumo da ferramenta de IA Gen de MWh para kWh: 450 MWh=450×103 kWh (já que 1 MWh=1000 kWh, e 1 MWh=106 Wh=103 kWh). 450 MWh=450×1000 kWh=450000 kWh.

Cálculo da População Suprida: Para descobrir quantas pessoas o consumo de energia da ferramenta supriria, dividimos o consumo da ferramenta pelo consumo por habitante: Populac¸​a˜o=Consumo por habitanteConsumo da ferramenta​ Populac¸​a˜o=50 kWh/ano/pessoa450000 kWh/ano​ Populac¸​a˜o=9000 pessoas

Análise das Alternativas:

  • (A) 9 mil. Correta. (9000 pessoas equivalem a 9 mil pessoas).
  • (B) 22 mil. Incorreta.
  • (C) 90 mil. Incorreta.
  • (D) 22 milhões. Incorreta.
  • (E) 900 milhões. Incorreta.

Resposta: (A)


Questão 16

Análise do Texto Imagem: O texto principal é “AI’s carbon footprint is bigger than you think” (A pegada de carbono da IA é maior do que você pensa). Esta é uma estrutura de comparativo de superioridade. Abaixo, há a frase: “Generating one image takes as much energy as fully charging your smartphone.” (Gerar uma imagem consome tanta energia quanto carregar totalmente seu smartphone). Esta é uma estrutura de comparativo de igualdade.

Análise das Alternativas:

  • (A) “um comparativo de superioridade e um comparativo de igualdade.Correta..
  • (B) um comparativo de igualdade e um comparativo de inferioridade. Incorreta.
  • (C) um superlativo e um comparativo de superioridade. Incorreta.
  • (D) um comparativo de inferioridade e um superlativo. Incorreta.
  • (E) um superlativo e um comparativo de igualdade. Incorreta.

Resposta: (A)


Questão 17

Análise dos Dados:

  • O valor médio da carga completa da bateria de um celular é de 3000 mAh.
  • O potencial elétrico de operação é 5.0 V.
  • A informação contida no texto da imagem anterior é que gerar uma imagem por IA Gen consome a mesma energia que carregar totalmente um smartphone.

Cálculo da Energia em Wh: A energia (em Wh) pode ser calculada pela fórmula: Energia (Wh) = Carga (Ah) × Tensão (V). Primeiro, converta a carga de mAh para Ah: 3000 mAh=3000÷1000 Ah=3 Ah

Agora, calcule a energia: Energia = 3 Ah×5.0 V Energia = 15 Wh

Portanto, uma imagem gerada por IA Gen consome aproximadamente 15 Wh.

Análise das Alternativas:

  • (A) 0,000 000 15. Incorreta.
  • (B) 0,00015. Incorreta.
  • (C) 15. Correta..
  • (D) 15000. Incorreta.
  • (E) 15000000. Incorreta.

Resposta: (C)


Questão 18

Análise do Contexto: O texto afirma que a economia verde visa ao bem-estar social, e para isso, a universalização do saneamento básico é essencial. O saneamento básico garante acesso à água potável e tratamento de esgotos, prevenindo doenças como leptospirose, esquistossomose e cólera.

Análise das Doenças:

  • Cólera: É uma doença bacteriana, não viral. É transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados por fezes, e não pela picada de insetos.
  • Leptospirose: É uma doença bacteriana, não viral. É transmitida principalmente pelo contato com água ou solo contaminados com urina de animais infectados (como ratos), não por picadas de barbeiro ou via sexual/fecal-oral dessa forma.
  • Esquistossomose: É uma doença parasitária causada por um tipo de verme. Suas formas larvais se desenvolvem em caramujos aquáticos, e a infecção ocorre pelo contato com água contaminada por essas larvas. A prevenção envolve saneamento básico e controle de caramujos, não telas contra insetos hematófagos.

Análise das Alternativas:

  • (A) “a cólera é uma doença viral que é transmitida pela picada de insetos ou pela ingestão de água e de alimentos contaminados.” Incorreta. Cólera é bacteriana e não transmitida por insetos.
  • (B) “a leptospirose é causada pelas larvas dos vermes presentes nas fezes que o inseto barbeiro, enquanto suga o sangue, deposita sobre a pele da pessoa.” Incorreta. Esta descrição se refere à doença de Chagas, não à leptospirose.
  • (C) “a leptospirose é uma doença viral que se dissemina através de relações sexuais ou pela via fecal-oral, quando uma pessoa ingere algo que esteja contaminado por fezes.” Incorreta. Leptospirose é bacteriana, não viral, e sua transmissão principal é por contato com água/solo contaminados.
  • (D) “a esquistossomose é uma doença parasitária, causada por um tipo de verme cujas formas larvais se desenvolvem em caramujos aquáticos.Correta. Esta é a descrição clássica do ciclo de vida da esquistossomose.
  • (E) “a esquistossomose é uma doença que pode ser prevenida com a colocação de telas nas portas e nas janelas, a fim de impedir a entrada dos insetos hematófagos transmissores.” Incorreta. A prevenção da esquistossomose envolve saneamento básico e controle de caramujos, não telas contra insetos.

Resposta: (D)


Questão 19

Análise do Texto e Conceito de Economia Circular: A questão pergunta sobre a economia circular, destacada como um dos princípios da economia verde.

Conceito de Economia Circular: A economia circular é um modelo de produção e consumo que envolve o compartilhamento, aluguel, reutilização, reparo, renovação e reciclagem de materiais e produtos existentes o máximo possível. O objetivo é criar valor e prolongar o ciclo de vida dos produtos, minimizando o desperdício e a extração de novos recursos naturais.

Análise das Alternativas:

  • (A) “estabelece práticas de gestão que propõem a conservação e a preservação total dos ecossistemas, potencializando os impactos negativos das atividades humanas.”. Incorreta. A economia circular busca reduzir, não potencializar, impactos negativos.
  • (B) “prioriza o uso de fontes de energia limpas e não renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa, aumentando a dependência de combustíveis fósseis.”. Incorreta. Prioriza renováveis e visa diminuir a dependência de fósseis.
  • (C) “propõe um modelo econômico que elimine o desperdício, reutilizando, reciclando e regenerando os recursos naturais e materiais.Correta. Esta é a essência da economia circular.
  • (D) “incentiva a punição e a responsabilização criminal dos assentamentos humanos em relação às suas práticas ambientais e religiosas.”. Incorreta. Não é o foco da economia circular.
  • (E) “promove o uso eficiente dos recursos energéticos, aumentando o consumo e maximizando as emissões de gases de efeito estufa.”. Incorreta. Busca reduzir as emissões e o consumo de recursos.

Resposta: (C)


Questão 20

Análise do Diagrama de Euler-Venn: O diagrama intitulado “Green Economy” (Economia Verde) mostra o seguinte:

  • A: Bioeconomy (Bioeconomia)
  • B: Low Carbon Economy (Economia de Baixa Emissão de Carbono)
  • C: Circular Economy (Economia Circular)
  • D: Bio-based Economy (Economia de Base Biológica)
  • A ∩ B ∩ C ∩ D: Sustainable Economy (Economia Sustentável)

A área escura central representa a “Sustainable Economy” e é a intersecção de A, B, C e D. Observe que D (Bio-based Economy) está contido dentro de A (Bioeconomy). O conjunto maior, que contém A, B, C, D e sua intersecção, é a “Green Economy”.

Análise das Alternativas:

  • (A) “circular, por não ter intersecção com a bioeconomia, não participa da economia verde.”. Incorreta. O círculo C (Circular Economy) tem intersecção com o círculo A (Bioeconomy), e ambos estão dentro da Green Economy.
  • (B) “de base biológica contém a bioeconomia, que, por sua vez, está contida na economia sustentável.”. Incorreta. No diagrama, a Bioeconomia (A) contém a Bio-based Economy (D), não o contrário. A Bioeconomia não está contida na Economia Sustentável (intersecção de todos), mas a Economia Sustentável está contida na Bioeconomia.
  • (C) “de baixa emissão de carbono resulta da intersecção da economia circular, da bioeconomia e da economia verde.”. Incorreta. A economia de baixa emissão de carbono (B) é um dos componentes da economia verde, não o resultado da intersecção dos outros com a economia verde.
  • (D) “circular e a de baixa emissão de carbono contém a economia sustentável, que não está contida na bioeconomia.”. Incorreta. A economia sustentável (intersecção central) está contida em todas as outras, incluindo a bioeconomia.
  • (E) “sustentável resulta da intersecção de elementos contidos na bioeconomia, na economia de baixa emissão de carbono e na circular.Correta. A “Sustainable Economy” é explicitamente definida como a intersecção de A (Bioeconomy), B (Low Carbon Economy), C (Circular Economy) e D (Bio-based Economy), e todos esses estão contidos na “Green Economy”.

Resposta: (E)


Questão 21

Análise das Áreas de Atuação e Regras: O texto descreve áreas de atuação para profissionais voltados ao desenvolvimento sustentável na economia verde: gestão ambiental (redução de impactos ambientais), biocombustíveis (desenvolve combustíveis orgânicos), produção agropecuária (práticas agropecuárias ecológicas) e meio ambiente e recursos hídricos (uso eficiente de recursos naturais, principalmente água). As regras para a escolha dos estudantes são:

  • Cada área será escolhida por apenas um dos estudantes.
  • Rose não quer trabalhar com a redução de impactos ambientais (ou seja, não quer Gestão Ambiental).
  • Caio e Carlos não querem trabalhar com o uso eficiente de recursos naturais (ou seja, não querem Meio ambiente e recursos hídricos).
  • Rita quer trabalhar com o desenvolvimento de biocombustíveis.

Processo de Dedução:

  1. Rita: A regra afirma que Rita quer trabalhar com Biocombustíveis.
    • Áreas restantes: Gestão Ambiental, Produção Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
    • Estudantes restantes: Rose, Caio, Carlos.
  2. Caio e Carlos: A regra diz que Caio e Carlos não querem Meio ambiente e recursos hídricos.
    • Como apenas uma área pode ser escolhida por estudante, e Rita já pegou Biocombustíveis, a área Meio ambiente e recursos hídricos só pode ser escolhida por Rose.
  3. Rose: Rose escolhe Meio ambiente e recursos hídricos. Esta escolha é consistente com a regra de que “Rose não quer trabalhar com a redução de impactos ambientais” (Gestão Ambiental).
  4. Caio e Carlos: Agora, as áreas restantes são Gestão Ambiental e Produção Agropecuária. Os estudantes restantes são Caio e Carlos. Não há mais regras explícitas que diferenciem a escolha de Caio e Carlos entre essas duas áreas. A questão pede a “única associação correta possível”.

Vamos verificar as alternativas apresentadas:

  • (A) Rose: tecnólogo em biocombustíveis. Incorreto, Rita pegou essa área.
  • (B) Rose: tecnólogo em gestão ambiental. Incorreto, Rose não quer essa área.
  • (C) Rose: tecnólogo em meio ambiente e recursos hídricos. (Isso é o que deduzimos para Rose).
    • Carlos: tecnólogo em produção agropecuária.
    • Caio: tecnólogo em gestão ambiental. Verificando a consistência desta opção com todas as regras:
    • Cada área escolhida por apenas um estudante: Sim.
    • Rose não quer trabalhar com gestão ambiental: Sim, ela escolheu Meio ambiente e recursos hídricos.
    • Caio e Carlos não querem trabalhar com meio ambiente e recursos hídricos: Sim, Caio pegou Gestão Ambiental e Carlos pegou Produção Agropecuária.
    • Rita quer trabalhar com biocombustíveis: Sim. Portanto, a alternativa (C) apresenta uma associação perfeitamente consistente com todas as regras.
  • (D) Rose: tecnólogo em biocombustíveis. Incorreto, Rita pegou essa área.
  • (E) Rose: tecnólogo em produção agropecuária. Se Rose pegou Produção Agropecuária, então a área “Meio ambiente e recursos hídricos” teria que ser para Caio ou Carlos, o que é contra a regra de que eles não querem essa área.

Resposta: (C)


Questão 22

Análise do Texto e Contexto: A questão aborda aspectos positivos e negativos do cultivo de cana-de-açúcar tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Ela pede para identificar um aspecto positivo.

Conhecimento sobre Cana-de-Açúcar e Biogás: A cana-de-açúcar é amplamente utilizada no Brasil para a produção de etanol (biocombustível). Além disso, os resíduos da cana, como o bagaço e a vinhaça, podem ser utilizados na produção de biogás. O biogás é uma fonte de energia renovável, e sua produção a partir de resíduos agrícolas é um aspecto ambientalmente positivo.

Análise das Alternativas:

  • (A) “a presença de águas subterrâneas com fertilizantes e pesticidas.”. Incorreta. Isso é um aspecto negativo relacionado à poluição.
  • (B) “a redução da biodiversidade e o prejuízo para algumas espécies.”. Incorreta. Isso é um aspecto negativo.
  • (C) “a poluição do ar gerada pela queima da cana.”. Incorreta. A queima da cana (prática em declínio) é um aspecto negativo de poluição do ar.
  • (D) “o aumento de infestação de pragas.”. Incorreta. Infestação de pragas é um problema para a cultura, não um aspecto positivo.
  • (E) “a utilização na produção de biogás.Correta. O aproveitamento de subprodutos da cana-de-açúcar para gerar biogás é um avanço sustentável, pois gera energia renovável e aproveita resíduos.

Resposta: (E)


Questão 23

Análise do Texto: O texto descreve uma profunda transformação no mundo do trabalho, onde os artesãos deixaram de ser donos dos instrumentos de trabalho e se tornaram trabalhadores assalariados, enfrentando longas jornadas e novos ritmos. As instalações, os equipamentos e os materiais se transformaram em mecanismos de agressão à saúde, devido a fatores como vibrações, ruídos, temperatura e alta concentração de poluentes.

Conhecimento Histórico: As mudanças descritas (perda da propriedade dos meios de produção, surgimento do trabalhador assalariado, longas jornadas, ritmos de trabalho intensos, e problemas de saúde relacionados às condições de trabalho nas fábricas) são características marcantes da Revolução Industrial. Antes dela, o trabalho artesanal era predominante, e o artesão detinha seus próprios instrumentos.

Análise das Alternativas:

  • (A) a economia feudal. Incorreta. Na economia feudal, o trabalho era principalmente servil ou artesanal em oficinas, mas não com as características de fábrica descritas.
  • (B) a Revolução Francesa. Incorreta. A Revolução Francesa foi um evento político-social, não uma transformação nas relações de produção como descrito.
  • (C) a Revolução Industrial. Correta. A Revolução Industrial, com o advento das fábricas e máquinas, transformou radicalmente as relações de trabalho, gerando a massa de trabalhadores assalariados e as condições insalubres descritas.
  • (D) o trabalho na Grécia Antiga. Incorreta. O trabalho na Grécia Antiga era fortemente baseado na escravidão e em atividades artesanais e agrícolas, sem as características de produção fabril.
  • (E) a escravidão no Brasil colonial. Incorreta. A escravidão no Brasil colonial era um sistema de trabalho forçado, com características muito distintas das relações assalariadas e das condições industriais descritas.

Resposta: (C)


Questão 24

Análise do Texto: O texto destaca o papel dos biocombustíveis como alternativa para reduzir as emissões de carbono e impulsionar a economia verde. No entanto, a questão pede para citar um dos aspectos negativos tanto na produção quanto no uso dos biocombustíveis.

Conhecimento sobre Biocombustíveis: Embora os biocombustíveis sejam fontes renováveis e ajudem a reduzir as emissões de GEE (quando considerados seus ciclos de vida), sua produção em larga escala pode ter desvantagens:

  • Uso da terra: Grandes plantações para matéria-prima (cana-de-açúcar, milho, soja) podem competir com áreas destinadas à produção de alimentos, levando à elevação de preços ou ao desmatamento para novas terras agrícolas.
  • Impactos ambientais na produção: Uso de fertilizantes e pesticidas, consumo de água.

Análise das Alternativas:

  • (A) “a utilização dos biocombustíveis promove a diminuição da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, contribuindo para a descarbonificação da economia.”. Incorreta. Este é um aspecto positivo.
  • (B) “a expansão da plantação de matérias-primas para a produção de biocombustíveis pode ocupar áreas destinadas a culturas alimentares, causando uma elevação do preço de alimentos.Correta. Esta é uma crítica comum e um aspecto negativo real da expansão dos biocombustíveis.
  • (C) “a produção de matéria-prima para a transformação em biocombustíveis gera empregos locais, beneficiando as comunidades rurais e contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.”. Incorreta. Este é um aspecto positivo.
  • (D) “a utilização de biocombustíveis diminuiria a dependência dos combustíveis fósseis que, além de serem finitos, contribuem para o processo de aquecimento global, pois, emitem grandes quantidades de gases do efeito estufa na atmosfera.”. Incorreta. Este é um aspecto positivo dos biocombustíveis em comparação com os combustíveis fósseis.
  • (E) “a produção do biocombustível é realizada a partir de matéria-prima orgânica e renovável, isto é, cuja existência na natureza se recicla e não é finita, além de haver uma grande variedade de materiais que podem ser utilizados na fabricação desses combustíveis.”. Incorreta. Este é um aspecto positivo.

Resposta: (B)


Questão 25

Análise do Texto: O texto discute o uso de baterias de lítio em veículos elétricos e o investimento em baterias de sais (sódio ou potássio). Descreve que as baterias de íons de sódio são compostas por um eletrodo negativo (anodo), um eletrodo positivo (catodo) e uma substância eletrolítica (eletrólito). Durante a carga e descarga, os íons de sódio se movem entre o catodo e o anodo por meio do eletrólito, “em virtude de uma diferença de potencial criada entre os eletrodos”.

Conceitos de Física Implícitos:

  • Íons: São partículas carregadas.
  • Diferença de potencial (tensão/voltagem): É uma condição que gera um campo elétrico.
  • Campo elétrico: Exerce força sobre cargas elétricas, causando seu movimento, o que constitui uma corrente elétrica.
  • Eletrólito: É uma solução que contém íons e permite a condução de corrente elétrica através do movimento desses íons.

Análise das Alternativas:

  • (A) “ao movimento do potencial elétrico provocado pela corrente eletrônica.”. Incorreta. O potencial elétrico é uma condição que causa o movimento dos íons, não é ele que se move. A corrente em eletrólitos é iônica (movimento de íons), não eletrônica (movimento de elétrons).
  • (B) “ao fato de que os íons não se aderem aos anodos e aos catodos.”. Incorreta. Os íons se movem para e dos eletrodos, participando das reações eletroquímicas.
  • (C) “à observação de um intenso efeito Doppler no eletrodo.”. Incorreta. O efeito Doppler está relacionado a ondas (som, luz) e movimento relativo entre fonte e observador, não diretamente ao funcionamento de baterias.
  • (D) “à movimentação dos íons ocasionada pela presença de um campo elétrico.Correta. A diferença de potencial entre os eletrodos cria um campo elétrico. Esse campo elétrico exerce força sobre os íons carregados no eletrólito, fazendo com que se movam e gerem a corrente elétrica.
  • (E) “à substância eletrolítica que promove uma diferença de potencial na bateria.”. Incorreta. O eletrólito permite o movimento dos íons devido à diferença de potencial, mas não é ele quem cria a diferença de potencial; essa é criada pelas reações eletroquímicas nos eletrodos.

Resposta: (D)


Questão 26

Análise do Texto: O texto define História Ambiental como o estudo da interação entre os seres humanos e não-humanos com o mundo natural ao longo do tempo. Afirma que esse ramo “rejeita a premissa convencional de que a experiência humana se desenvolveu sem restrições naturais, de que os humanos são uma espécie distinta e ‘super-natural’, de que as consequências ecológicas dos seus feitos passados podem ser ignoradas”.

Conclusão Principal: A História Ambiental reconhece que a história humana é intrinsecamente ligada e influenciada pelo meio ambiente, e que as ações humanas têm consequências ecológicas duradouras.

Análise das Alternativas:

  • (A) “constrói narrativas em que os seres humanos aparecem como uma espécie distinta e ‘super-natural’ descolada do meio ambiente em que surgiu.”. Incorreta. O texto diz que ela rejeita essa premissa.
  • (B) “segue a premissa convencional de que as sociedades humanas se desenvolveram de forma independente das paisagens naturais em que se estabeleceram.”. Incorreta. O texto diz que ela rejeita essa premissa.
  • (C) “considera que o meio ambiente é um dos fatores determinantes da experiência humana e que as sociedades atuais sofrem as consequências ecológicas das ações do passado.Correta. Esta alternativa resume a essência da História Ambiental conforme descrita no texto, especialmente a rejeição da ideia de que as consequências passadas podem ser ignoradas.
  • (D) “é parte de um esforço para tornar a História mais inclusiva, minimizando a ideia de que as ações humanas no passado impactam o meio ambiente na atualidade.”. Incorreta. Ela não minimiza o impacto, mas o enfatiza.
  • (E) “é fruto das ações dos humanos que, em diferentes partes do globo, desenvolveram sociedades independentes de restrições ecológicas.”. Incorreta. O texto explicitamente rejeita a ideia de desenvolvimento sem restrições naturais.

Resposta: (C)


Questão 27

Análise da Charge:

  • Título: “THE MAGIC OF MARKETING” (A MAGIA DO MARKETING).
  • Imagens: Mostra uma cena urbana poluída com carros congestionados, fumaça saindo de chaminés industriais e torres de resfriamento, lixo espalhado. No entanto, vários elementos poluidores são rotulados com a palavra “GREEN” (verde), como “GREEN SKYSCRAPERS” (arranha-céus verdes), “GREEN AIRCRAFT” (aeronave verde), “GREEN POWER” (energia verde, com usinas que parecem térmicas ou nucleares), “GREEN WASTE DISPOSAL” (descarte de lixo verde, com um incinerador), “GREEN CARS” (carros verdes) e “GREEN PACKAGING” (embalagem verde).

Análise do Humor: O humor da charge surge do contraste evidente entre o rótulo “GREEN” (verde, que implica sustentabilidade e respeito ambiental) e a realidade visualmente poluída e não sustentável retratada. O marketing tenta “vender” uma imagem de sustentabilidade onde há poluição e degradação. Essa contradição intencional entre o que é dito e o que é mostrado configura uma ironia.

Análise das Alternativas:

  • (A) anacoluto, pois a concepção de sustentável se opõe à degradação ambiental apresentada.. Incorreta. Anacoluto é uma quebra de estrutura sintática, não é o caso aqui.
  • (B) catacrese, pois considera apenas uma parcela da sociedade urbana.. Incorreta. Catacrese é o uso impróprio de um termo por falta de um mais adequado. Não é o principal recurso humorístico aqui.
  • (C) eufemismo, pois a imagem ameniza a real tragédia do mundo contemporâneo.. Incorreta. Um eufemismo suaviza uma ideia desagradável; a charge explicita o contraste, não ameniza.
  • (D) prosopopeia, pois todos os personagens são originalmente máquinas.. Incorreta. Prosopopeia (personificação) atribui características humanas a seres inanimados. Não é o principal recurso.
  • (E) “Ironia, pois o texto verbal contradiz o texto não-verbal.Correta. A palavra “GREEN” em todos os elementos poluentes é uma contradição flagrante com a imagem de poluição e a realidade do consumo insustentável, configurando ironia.

Resposta: (E)


Questão 28

Análise da Questão: A questão solicita a aplicação de uma “determinada lógica de formação” para o quarto verso da canção (“Que é pra ser gentil”). Para isso, ela apresenta sequências de letras supostamente criadas com essa lógica a partir dos três primeiros versos: “Se tem muita pressão” → “S, T, M, M, T.”; “Não desenvolve a semente” → “N, D, S, N, V.”; e “É a mesma coisa com a gente” → “M, S, M, C, S.”.

Problema Identificado: Ao analisar as sequências fornecidas em relação às palavras dos versos correspondentes, percebe-se que elas não seguem uma lógica transparente ou comum, como a primeira letra de cada palavra (o que resultaria em sequências diferentes do que foi apresentado). Por exemplo, para “Se tem muita pressão”, as primeiras letras são S, T, M, P, mas a sequência fornecida é “S, T, M, M, T.”.

Conclusão: Dada a inconsistência e a ausência de uma explicação da “lógica” que gerou as sequências dos versos 1, 2 e 3, é impossível inferir o padrão com certeza para aplicá-lo ao quarto verso. Portanto, esta questão é impossível de ser resolvida com base nas informações apresentadas.

Resposta: (Questão com falha na premissa, não foi possível determinar a lógica do gabarito.)


Questão 29

Análise do Código: A questão apresenta a palavra SEMENTES e sua codificação como 18-04-12-04-13-19-04-18. Vamos mapear as letras para os números, considerando A=00, B=01, …, Z=25:

  • S -> 18
  • E -> 04
  • M -> 12
  • N -> 13
  • T -> 19 A lógica do código é que cada número representa a posição da letra no alfabeto (A=00, B=01, C=02, …, Z=25).

Decodificação da Sequência: A sequência a ser decodificada é 00-03-20-11-19-14.

  • 00 -> A
  • 03 -> D
  • 20 -> U
  • 11 -> L
  • 19 -> T
  • 14 -> O A palavra decodificada é ADULTO.

Localização no Texto: Agora, precisamos encontrar em qual verso da canção a palavra “adulto” se encontra. Analisando os versos da canção:

  • Verso 11: “Pra ser um adulto sem tumulto”. A palavra “adulto” está no verso 11.

Resposta: (D)


Questão 30

Análise dos elementos em negrito na canção:

  • Se tem muita pressão” (verso 01): “Se” é uma conjunção condicional, indicando uma condição (“Se houver muita pressão…”).
  • Que é pra ser gentil” (verso 04): “Que” é um pronome relativo, retomando “a gente” do verso anterior (“É a mesma coisa com a gente”).
  • Como flor é pra florir” (verso 05): “Como” introduz uma comparação, equivalendo a “assim como”.
  • “Mas sem água, sol e tempo / Que botão vai se abrir?” (verso 07): “Que” aqui tem valor de interrogação, funcionando como um pronome interrogativo.
  • Pra ser um adulto sem tumulto” (verso 11): “Pra” é a forma coloquial contraída de “para”, que é uma preposição e indica finalidade (equivalendo a “a fim de”).

Análise das Alternativas:

  • (A) “”se”, no verso 01, é conjunção integrante e expressa dúvida.”. Incorreta. É conjunção condicional, não integrante, e expressa condição.
  • (B) “”que”, no verso 04, é pronome relativo e retoma o termo “coisa”.”. Incorreta. Retoma “a gente” (do verso anterior).
  • (C) “como” no verso 05, é conjunção comparativa e equivale a “conforme”.Correta. A palavra “como” neste contexto introduz uma comparação (“assim como a flor”).
  • (D) “”se”, no verso 07, é pronome reflexivo e pode ser retirado da oração.”. Incorreta. O “se” nesse contexto é parte da voz passiva sintética ou índice de indeterminação do sujeito, não um pronome reflexivo que possa ser simplesmente retirado.
  • (E) “”pra”, no verso 11, é preposição e equivale a “a fim de”.”. Incorreta. “Pra” é a contração de “para”, que é uma preposição. Embora “para” possa indicar finalidade (“a fim de”), a alternativa (C) é a descrição mais precisa e direta para a palavra “como”.

Resposta: (C)


Questão 31

Análise do Texto: O texto define “carbon capture and storage” (CCS) como a principal forma de reduzir emissões de CO2​ de grandes fontes industriais. Explica que o CCS “envolve capturar dióxido de carbono (CO2​) em fontes de emissão, transportá-lo e então armazená-lo ou enterrá-lo em um local subterrâneo profundo e adequado”. Também menciona que pode significar a remoção de CO2​ direta ou indiretamente da atmosfera.

Análise das Alternativas:

  • (A) “capturar o oxigênio da atmosfera e enviá-lo para cidades com alto índice de monóxido de carbono.”. Incorreta. O CCS lida com CO2​, não O2​, e o objetivo é reduzir, não transportar O2​ para cidades poluídas com CO.
  • (B) “retirar o dióxido de carbono do local de sua emissão e armazená-lo em terreno subterrâneo.Correta. Esta alternativa resume a definição central de CCS fornecida no texto.
  • (C) “reduzir a emissão de carbono proveniente de indústrias e purificá-lo em terrenos controlados.”. Incorreta. O CCS é sobre capturar e armazenar, não purificar em terrenos controlados. A redução é um objetivo, mas o mecanismo é a captura e armazenamento.
  • (D) “investigar sobre a possível conversão de monóxido de carbono em fonte de energia renovável.”. Incorreta. O foco é dióxido de carbono (CO2​), não monóxido de carbono (CO), e o objetivo é armazenar, não necessariamente converter em energia.
  • (E) “enterrar as fontes emissoras de carbono em adequados terrenos nas profundezas dos oceanos.”. Incorreta. O texto fala em armazenar o CO2​ (o gás), não as fontes emissoras, e menciona locais subterrâneos, não especificamente oceanos.

Resposta: (B)


Questão 32

Análise do Gráfico: O gráfico mostra a pegada de carbono (em kg de CO2​eq por kg de alimento) para diferentes alimentos, ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Os alimentos listados são: Carne bovina (99.5), Chocolate amargo (46.6), Carne de cordeiro (39.7), Café (28.5), Camarão de criadouro (26.9), Queijo (23.9), Peixe de criadouro (13.6), Carne suína (12.3), Carne aviária (9.9), Ovo (4.7).

Categorias de Alimentos (Conhecimento Geral):

  • Fontes ricas em proteína: Carne bovina, carne de cordeiro, camarão de criadouro, queijo, peixe de criadouro, carne suína, carne aviária, ovo.
  • Carboidratos: Chocolate (contém açúcar e gordura), Café (contém carboidratos, especialmente se adicionado açúcar).
  • Lipídios (Gordura): Queijo, chocolate amargo, e todas as carnes também contêm lipídios.
  • Fibras: Nenhum dos alimentos listados é considerado uma fonte primária ou rica em fibras (que são encontradas principalmente em vegetais, grãos integrais, etc.).

Análise das Alternativas:

  • (A) “Todos os cinco alimentos com maior pegada de carbono são considerados fontes ricas em carboidrato.”. Incorreta. Os cinco com maior pegada são Carne bovina, Chocolate amargo, Carne de cordeiro, Café, Camarão de criadouro. Destes, carne bovina, carne de cordeiro e camarão são principalmente fontes de proteína.
  • (B) “Entre os alimentos listados, mais da metade é considerada fonte rica em proteína.Correta. Dos 10 alimentos listados, 8 são fontes ricas em proteína (Carne bovina, Carne de cordeiro, Camarão de criadouro, Queijo, Peixe de criadouro, Carne suína, Carne aviária, Ovo). 8 de 10 é mais da metade.
  • (C) “Menos de um quarto dos alimentos apresentados é fonte de lipídios.”. Incorreta. Queijo e chocolate amargo são ricos em lipídios (2 de 10, ou 20%), e as carnes também contêm lipídios.
  • (D) “Mais da metade dos alimentos listados é rica em açúcares.”. Incorreta. Apenas chocolate e, em parte, café poderiam ter açúcares, mas a maioria dos alimentos listados são proteínas.
  • (E) “Todos os alimentos listados são fontes ricas em fibras.”. Incorreta. Nenhuma das carnes, ovos, queijos, ou camarão é rica em fibras.

Resposta: (B)

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