Resolução Fatec 2025 2º Semestre Parte 2: Questões 33 a 64
Questão 33
Análise dos Dados:
- Pegada de carbono do chocolate amargo: 46.6 kg CO2eq/kg alimento (dado no gráfico de barras na questão 32).
- Participação percentual do “desmatamento” na composição da pegada de carbono do chocolate amargo: 55.4% (dado no gráfico de setor).
Cálculo: Para calcular a massa aproximada de CO2eq proveniente do “desmatamento” para 1 kg de chocolate amargo, multiplicamos o percentual do desmatamento pela pegada total do chocolate amargo: Massa de CO2eq do desmatamento = (Porcentagem do desmatamento / 100) × Pegada total do chocolate amargo Massa de CO2eq do desmatamento = 0.554×46.6 kg Massa de CO2eq do desmatamento ≈25.8064 kg
Análise das Alternativas:
- (A) 25.8. Correta..
- (B) 46.6. Incorreta (este é o valor total da pegada de carbono do chocolate amargo).
- (C) 55.4. Incorreta (este é o valor percentual do desmatamento).
- (D) 78.2. Incorreta.
- (E) 99.5. Incorreta.
Resposta: (A)
Questão 34
Análise do Texto: O texto descreve que uma “comunidade sustentável” usa seus recursos para atender às necessidades atuais, garantindo-os para futuras gerações, e envolve todos os cidadãos em planejamento de longo prazo para proteger o meio ambiente, expandir oportunidades econômicas e atender às necessidades sociais. Apresenta os “três E’s” como aspectos particularmente importantes para construir comunidades saudáveis e prósperas a longo prazo: economia, ecologia e equidade.
- Economy (Economia): É a gestão e uso de recursos para atender às necessidades domésticas e comunitárias.
- Ecology (Ecologia): É o padrão de relações entre seres vivos e seu ambiente, incluindo a “pegada ecológica” (quantidade de ar, terra e água necessária para nos sustentar).
- Equity (Equidade): É a justiça. Idealmente, todos na comunidade compartilham de seu bem-estar. As decisões são baseadas em justiça e todos têm oportunidades e são tratados com dignidade (independentemente de raça, renda, sexo, idade, idioma, orientação sexual ou deficiência).
Análise das Alternativas:
- (A) “a relação entre o fortalecimento da economia, a tomada rápida de decisão e a criação de novos postos de trabalho.”. Incorreta. A tomada rápida de decisão e novos postos de trabalho não são os focos específicos dos “três E’s” apresentados.
- (B) “a igualdade entre raças, o respeito à diversidade e a delimitação na atuação de agentes estrangeiros.”. Incorreta. A igualdade e respeito à diversidade estão em “Equity”, mas a delimitação de agentes estrangeiros não é mencionada.
- (C) “a triagem de trabalhadores de alto desempenho, o estabelecimento de relações igualitárias e o livre comércio.”. Incorreta. A triagem de trabalhadores e o livre comércio não são princípios centrais dos “três E’s”.
- (D) “a harmonia entre os seres vivos, a boa administração de recursos naturais e as decisões baseadas em equidade.” Correta.
- “a harmonia entre os seres vivos” remete à Ecologia (“pattern of relationships between living things and their environment”).
- “a boa administração de recursos naturais” remete à Economia (“management and use of resources”).
- “as decisões baseadas em equidade” remete à Equity (“decisions are based on fairness and everyone… has opportunities and is treated with dignity”).
- (E) “a gestão dos recursos naturais por políticos escolhidos democraticamente e a criação de órgãos internacionais para a garantia de todos os direitos.”. Incorreta. Embora relevantes para a sustentabilidade, não são a descrição específica dos “três E’s” no texto.
Resposta: (D)
Questão 35
Análise dos Dados:
- 60% de suas empresas aderiram ao programa de incentivo para reduzir emissões de carbono.
- Ao final do primeiro ano, apenas 80% dessas empresas (das que aderiram) alcançaram as metas de redução estabelecidas.
Cálculo da Probabilidade: Queremos a probabilidade de uma empresa escolhida aleatoriamente ter aderido ao programa no momento da implantação e não ter atingido as metas propostas ao fim do primeiro ano.
- Probabilidade de aderir: P(Aderir)=60%=0.60.
- Probabilidade de atingir as metas dado que aderiu: P(Atingir∣Aderir)=80%=0.80.
- Probabilidade de não atingir as metas dado que aderiu: P(Na˜o Atingir∣Aderir)=1−P(Atingir∣Aderir)=1−0.80=0.20.
- Probabilidade de ter aderido e não ter atingido as metas: P(Aderir e Na˜o Atingir)=P(Aderir)×P(Na˜o Atingir∣Aderir) P(Aderir e Na˜o Atingir)=0.60×0.20=0.12.
Convertendo para porcentagem: 0.12×100%=12%.
Análise das Alternativas:
- (A) 12% Correta..
- (B) 20%. Incorreta.
- (C) 40%. Incorreta.
- (D) 48%. Incorreta.
- (E) 60%. Incorreta.
Resposta: (A)
Questão 36
Análise da Função: O crescimento do número de veículos elétricos emplacados pode ser modelado pela função N(t)=70⋅2(t−2016), em que N(t) é o número de veículos elétricos emplacados no ano t. Queremos estimar o número de veículos elétricos a serem emplacados no Brasil, no ano de 2025.
Cálculo: Substitua t=2025 na função: N(2025)=70⋅2(2025−2016) N(2025)=70⋅29
Calcule 29: 29=512
Agora, calcule N(2025): N(2025)=70⋅512 N(2025)=35840
Análise das Alternativas:
- (A) 1260. Incorreta.
- (B) 8 960. Incorreta.
- (C) 16 970. Incorreta.
- (D) 35 840. Correta..
- (E) 70 680. Incorreta.
Resposta: (D)
Questão 37
Análise dos Conjuntos: O romance “A Vegetariana” conta a história de Yeong-hye, uma mulher que para de consumir todos os alimentos que contêm carne. Sejam:
- A: conjunto de todos os alimentos que Yeong-hye comia antes de se tornar vegetariana.
- B: conjunto de todos os alimentos que Yeong-hye pode consumir após se tornar vegetariana.
- C: conjunto de todos os alimentos que contêm carne.
Lógica: Yeong-hye parou de consumir todos os alimentos que contêm carne. Isso significa que o conjunto B (alimentos que ela pode consumir depois) é o conjunto A (alimentos que ela comia antes) menos o conjunto C (alimentos que contêm carne). Em notação de conjuntos, isso é representado por A−C ou A∖C.
Análise das Alternativas:
- (A) C U A (C união A): Seriam todos os alimentos que contêm carne MAIS todos os alimentos que ela comia antes. Incorreta.
- (B) C – A (C menos A): Seriam os alimentos que contêm carne que ela não comia antes. Incorreta.
- (C) A ∩ C (A intersecção C): Seriam os alimentos que ela comia antes e que contêm carne (ou seja, as carnes que ela comia). Incorreta.
- (D) AC (Complemento de A): Seriam todos os alimentos que ela não comia antes. Incorreta.
- (E) A – C. Correta. Este representa o conjunto de alimentos que ela comia antes, excluindo aqueles que contêm carne.
Resposta: (E)
Questão 38
Análise do Texto: O texto informa que o Banco Mundial aponta que o valor de manter a Floresta Amazônica em pé é cerca de sete vezes superior ao lucro que pode ser obtido por meio de diferentes atividades de exploração econômica da região. Estima-se que a preservação da floresta vale, ao menos, US$ 317 bilhões por ano.
Conclusão Principal: Financeiramente, a preservação da Amazônia é muito mais valiosa do que sua exploração descontrolada. O desmatamento, portanto, representa uma perda econômica significativa, além da perda de biodiversidade.
Análise das Alternativas:
- (A) “adotar, em curto prazo, uma política econômica, que avance com o desmatamento da Floresta Amazônica, gera benefícios ambientais.”. Incorreta. Gera prejuízos ambientais e, segundo o texto, perda econômica.
- (B) “desflorestar a Floresta Amazônica é uma ação que deve ser implementada para proporcionar o desenvolvimento da mineração na região e, consequentemente, garantir a proteção da flora e da fauna Amazônica.”. Incorreta. Desmatamento não garante proteção, e o texto indica que a exploração é menos lucrativa que a preservação.
- (C) “aumentar a área de pastagens na Floresta Amazônica é o caminho para garantir a competitividade da pecuária de corte brasileira no cenário internacional, associando-a à preservação ambiental.”. Incorreta. A expansão de pastagens geralmente leva ao desmatamento, e o texto indica que a exploração é menos valiosa que a preservação.
- (D) “derrubar a Floresta Amazônica para cultivar soja é mais rentável financeiramente do que a manter como está.”. Incorreta. O texto afirma o oposto: manter em pé é sete vezes mais valioso.
- (E) “desmatar a Floresta Amazônica, além de uma perda de biodiversidade, é, em termos econômicos, também uma destruição de riqueza.” Correta. O texto explicitamente quantifica o valor da floresta em pé, indicando que sua destruição (desmatamento) é uma perda econômica significativa, somada à perda de biodiversidade.
Resposta: (E)
Questão 39
Análise do Texto: O texto descreve que, por volta de 1850, o café ganhou destaque na produção agrícola do Vale do Paraíba, respondendo por cerca de 78% da produção nacional e sendo o principal produto de exportação do Brasil. No entanto, poucas décadas depois, o café passou a ser cultivado no “Oeste Paulista”. A questão pergunta quais fatores levaram a essa mudança.
Conhecimento Histórico (Ciclo do Café no Brasil): A produção cafeeira no Vale do Paraíba (RJ/SP) no século XIX era baseada em grandes lavouras com o uso intensivo de mão de obra escravizada e técnicas de cultivo predatórias, que causavam o esgotamento do solo (erosão, perda de nutrientes). Com a proibição do tráfico negreiro em 1850 (Lei Eusébio de Queirós) e o declínio gradual da escravidão, a escassez de mão de obra escravizada se tornou um grande problema para essa região. Paralelamente, o Oeste Paulista apresentava solos mais férteis (a famosa “terra roxa”) e adotou técnicas de cultivo mais modernas, além de utilizar o trabalho assalariado de imigrantes, tornando-se a nova e dominante fronteira do café.
Análise das Alternativas:
- (A) “ao esgotamento do solo no Vale do Paraíba e à escassez de mão de obra escravizada, consequência da extinção do tráfico transatlântico.” Correta. Estes são os dois principais fatores históricos que levaram à decadência do café no Vale do Paraíba e sua ascensão no Oeste Paulista.
- (B) “ao êxodo rural, que resultou na expulsão dos pequenos proprietários e dos trabalhadores rurais responsáveis pela produção cafeeira do Vale do Paraíba.”. Incorreta. O êxodo rural não foi a causa principal da mudança regional do café, e a estrutura fundiária do Vale era de grandes fazendas.
- (C) “ao processo de privatização das terras comuns, conhecido como cercamento, que transformou as terras dos camponeses em propriedades de uso exclusivo.”. Incorreta. O cercamento foi um fenômeno inglês (séculos XVI-XVIII) e não se aplica diretamente à mudança da produção cafeeira no Brasil.
- (D) “à promulgação da Lei de Terras, que gerou insatisfação entre os proprietários e propôs distribuição das terras devolutas aos camponeses despossuídos.”. Incorreta. A Lei de Terras (1850) dificultou o acesso à terra para trabalhadores livres e ex-escravizados, favorecendo os grandes proprietários, e não foi a causa direta da mudança regional do café.
- (E) “à abolição da escravidão na região do Vale do Paraíba e sua substituição pela mão de obra que para lá migrou, vinda do ‘Oeste Paulista’.”. Incorreta. A mão de obra imigrante e livre foi atraída principalmente para o Oeste Paulista, não migrou do Oeste Paulista para o Vale.
Resposta: (A)
Questão 40
Análise do Texto e Tabela Periódica: O texto menciona que o hidrogênio verde é obtido por meio da eletrólise da água, processo que utiliza catalisadores feitos com platina (Pt) ou índio (In). Esses elementos são descritos como raros e caros. A questão pede para classificar esses elementos e suas posições na Tabela Periódica.
Localização na Tabela Periódica (baseada na imagem fornecida):
- Platina (Pt): É um elemento localizado no período 6 e no grupo 10 (metal de transição).
- Índio (In): É um elemento localizado no período 5 e no grupo 13 (metal pós-transição).
Conclusão: Ambos, Platina e Índio, são metais. No entanto, eles não estão localizados no mesmo grupo nem no mesmo período da tabela periódica.
Análise das Alternativas:
- (A) “metais, localizados no mesmo grupo dessa tabela.”. Incorreta. São metais, mas não estão no mesmo grupo (Platina no Grupo 10, Índio no Grupo 13).
- (B) “metais, localizados no mesmo período dessa tabela.”. Incorreta. São metais, mas não estão no mesmo período (Platina no Período 6, Índio no Período 5).
- (C) ametais, localizados no mesmo grupo dessa tabela.. Incorreta. Ambos são metais, não ametais.
- (D) ametais, localizados no mesmo período dessa tabela.. Incorreta. Ambos são metais, não ametais.
- (E) gases nobres, localizados no mesmo período dessa tabela.. Incorreta. Ambos são metais, não gases nobres.
Conclusão Final: Todas as alternativas que tentam classificar a posição dos elementos na tabela periódica de forma conjunta (mesmo grupo ou mesmo período) estão incorretas, apesar de ambos serem metais. A questão apresenta falhas em suas opções de resposta, pois não há uma alternativa totalmente correta que descreva a classificação e a localização de ambos os elementos simultaneamente.
Resposta: (Questão com falha nas opções de resposta.)
Questão 41
Análise do Texto: O texto informa que a eletrólise da água é um processo endotérmico, ou seja, absorve energia. Também descreve que catalisadores são substâncias que aceleram reações químicas “por propiciarem que elas se realizem com menor energia de ativação”.
Conceitos de Gráficos de Energia de Reação:
- Reação Endotérmica: Em um gráfico de caminho da reação vs. energia, o nível de energia dos produtos (final) é maior do que o nível de energia dos reagentes (inicial), indicando que energia foi absorvida.
- Efeito do Catalisador: Um catalisador diminui a energia de ativação (a “barreira” de energia a ser superada), tornando o “pico” da curva mais baixo. No entanto, o catalisador não altera a energia inicial dos reagentes nem a energia final dos produtos, e, portanto, não altera a variação total de entalpia (ΔH) da reação.
Análise das Alternativas (Gráficos):
- Gráfico (A):
- O nível de energia dos reagentes (início da curva) está abaixo do nível de energia dos produtos (final da curva). Isso representa uma reação endotérmica. Correto.
- A curva tracejada (“com catalisador”) tem um pico mais baixo que a curva sólida (“sem catalisador”), indicando menor energia de ativação. Ambas as curvas começam e terminam nos mesmos níveis de energia. Correto.
- Este gráfico representa corretamente uma reação endotérmica com e sem catalisador.
- Gráfico (B):
- O nível de energia dos reagentes está acima do nível de energia dos produtos. Isso representa uma reação exotérmica. Incorreto. A eletrólise é endotérmica.
- Gráfico (C):
- A forma da curva “com catalisador” é atípica e não representa apenas uma diminuição da energia de ativação sem alterar o estado inicial/final.
- Gráfico (D):
- O nível de energia dos reagentes está acima do nível de energia dos produtos. Isso representa uma reação exotérmica. Incorreto.
- Gráfico (E):
- O nível de energia dos reagentes está acima do nível de energia dos produtos. Isso representa uma reação exotérmica. Incorreto.
Resposta: (A)
Questão 42
Análise do Texto: O texto descreve as cobras jararacas-ilhoas (Bothrops insularis), que vivem isoladas e possuem veneno altamente tóxico. A pergunta é qual terapia deve ser utilizada caso uma pessoa seja picada por esse tipo de cobra.
Conhecimento Médico (Tratamento de Picadas de Cobra): Para picadas de animais peçonhentos (como cobras, escorpiões, aranhas), que injetam toxinas (veneno) no corpo, o tratamento de emergência é a soroterapia. O soro antiofídico (ou antipeçonhento) contém anticorpos específicos que foram produzidos em outro organismo (geralmente cavalos) e que são prontos para neutralizar rapidamente as toxinas do veneno no corpo da vítima. Vacinas, por outro lado, são usadas para prevenção de doenças, estimulando o próprio corpo a produzir anticorpos ao longo do tempo (imunização ativa). Antibióticos são usados para tratar infecções bacterianas.
Análise das Alternativas:
- (A) “o antibiótico, que neutraliza o efeito das infecções causadas pela picada.”. Incorreta. Antibióticos tratam infecções bacterianas, não neutralizam veneno.
- (B) “o soro, que contém os antígenos específicos já prontos contra o veneno.”. Incorreta. O soro contém anticorpos, não antígenos. Antígenos são as substâncias que provocam a resposta imune (no caso, o veneno).
- (C) “a vacina, que neutraliza os antígenos específicos do veneno.”. Incorreta. Vacinas são para prevenção (imunização ativa), não tratamento emergencial, e contêm antígenos atenuados ou partes deles, não neutralizam diretamente o veneno.
- (D) “o soro, que contém os anticorpos específicos já prontos contra o veneno.” Correta. Esta é a descrição precisa da soroterapia para envenenamento por picada de cobra.
- (E) “a vacina para estimular a produção de anticorpos específicos contra o veneno.”. Incorreta. Vacinas são para imunização ativa (prevenção), o que leva tempo para o corpo produzir anticorpos. Não é um tratamento emergencial para um envenenamento agudo.
Resposta: (D)
Questão 43
Análise do Texto: O texto afirma que a biopirataria no Brasil deve ser combatida porque “impacta diretamente o meio ambiente”. A questão pede qual é a consequência dessa biopirataria.
Conceito de Biopirataria: Biopirataria é a exploração e retirada ilegal de recursos genéticos da biodiversidade e/ou do conhecimento tradicional associado a eles, sem a devida autorização das comunidades locais ou sem uma compensação justa. Seus impactos negativos incluem a perda de biodiversidade, o risco de extinção de espécies e a desvalorização do conhecimento das comunidades tradicionais.
Análise das Alternativas:
- (A) “ocorrência de mutações e na melhoria genética da fauna.”. Incorreta. A biopirataria não tem como objetivo nem resultado direto a melhoria genética; ela é uma exploração predatória e ilegal.
- (B) “redução da biodiversidade nacional e na extinção de espécies.” Correta. A retirada ilegal e não regulamentada de recursos naturais (plantas, animais, micro-organismos) pode levar à diminuição de suas populações e, em casos extremos, à extinção de espécies.
- (C) “exploração legal de recursos biológicos e de conhecimentos tradicionais para fins comerciais.”. Incorreta. O termo “biopirataria” implica ilegalidade e falta de compensação. A exploração legal seria bioprospecção com regras de repartição de benefícios.
- (D) “introdução constante de espécies exóticas de outros países e em ganhos para a biodiversidade.”. Incorreta. A biopirataria não se refere à introdução de espécies exóticas, e a introdução de exóticas é frequentemente prejudicial à biodiversidade local.
- (E) “extinção de espécies que, na cadeia alimentar, são consumidas pelas espécies vitimadas pela biopirataria.”. Incorreta. Embora haja impactos na cadeia alimentar, a consequência mais direta e geral da biopirataria é a redução ou extinção das próprias espécies-alvo.
Resposta: (B)
Questão 44
Análise da Tabela de Resultados: A tabela apresenta os resultados de um campeonato entre 5 competidores (Alice, Bruno, Carla, Diego, Elias), que se enfrentaram uma única vez. Cada letra indica um resultado: E (empate), V (vitória do jogador da linha), D (derrota do jogador da linha).
Vamos analisar o desempenho de cada jogador a partir da tabela fornecida:
Alice:
- Vs Bruno: D
- Vs Carla: E
- Vs Diego: V
- Vs Elias: E
- Total: 1 Vitória (V), 2 Empates (E), 1 Derrota (D)
Bruno:
- Vs Alice: V
- Vs Carla: D
- Vs Diego: V
- Vs Elias: V
- Total: 3 Vitórias (V), 0 Empates (E), 1 Derrota (D)
Carla:
- Vs Alice: E
- Vs Bruno: V
- Vs Diego: D
- Vs Elias: V
- Total: 2 Vitórias (V), 1 Empate (E), 1 Derrota (D)
Diego:
- Vs Alice: D
- Vs Bruno: D
- Vs Carla: V
- Vs Elias: E
- Total: 1 Vitória (V), 1 Empate (E), 2 Derrotas (D)
Elias:
- Vs Alice: E
- Vs Bruno: D
- Vs Carla: D
- Vs Diego: E
- Total: 0 Vitórias (V), 2 Empates (E), 2 Derrotas (D)
Análise das Alternativas:
- (A) “Alice conseguiu mais empates do que qualquer outro participante no campeonato, contudo ela perdeu mais jogos do que venceu.”. Incorreta. Alice tem 2 empates, e Elias também tem 2 empates. Portanto, Alice não conseguiu mais empates que qualquer outro. Além disso, Alice tem 1 vitória e 1 derrota, o que significa que não “perdeu mais jogos do que venceu”.
- (B) “Bruno foi o único jogador que venceu todas as partidas contra jogadores que tiveram pelo menos um empate ao longo do campeonato.”. Incorreta. Bruno venceu Alice (que teve empates), Diego (que teve empates) e Elias (que teve empates). No entanto, Bruno perdeu para Carla (que teve um empate).
- (C) “Carla não enfrentou nenhum jogador que terminou o campeonato sem empates, apesar de ter conseguido algumas vitórias.”. Incorreta. Carla enfrentou Bruno, e Bruno terminou o campeonato sem empates (3V, 0E, 1D).
- (D) “Diego conseguiu vencer exatamente dois jogos contra adversários que terminaram o campeonato com mais vitórias do que derrotas.”. Incorreta. Diego venceu apenas 1 jogo (contra Carla). Os adversários que terminaram com mais vitórias que derrotas são Bruno (3V > 1D) e Carla (2V > 1D). Diego venceu apenas Carla.
- (E) “Elias foi o único jogador a terminar o campeonato com mais empates do que vitórias, sem conseguir derrotar nenhum adversário.” Correta. Elias tem 2 empates e 0 vitórias (2E > 0V). Ele não conseguiu nenhuma vitória (0V). Verificando os outros jogadores, nenhum deles tem 0 vitórias e a condição de ter mais empates do que vitórias.
Resposta: (E)
Questão 45
Análise dos Dados: Temos 5 competidores: Alice, Bruno, Carla, Diego, Elias. Precisamos da probabilidade de um jogador, escolhido aleatoriamente dentre os cinco competidores, ter vencido pelo menos uma partida.
Identificando os jogadores que venceram pelo menos uma partida (baseado na análise da Q44):
- Alice: 1 vitória (contra Diego). Sim.
- Bruno: 3 vitórias (contra Alice, Diego, Elias). Sim.
- Carla: 2 vitórias (contra Bruno, Elias). Sim.
- Diego: 1 vitória (contra Carla). Sim.
- Elias: 0 vitórias. Não.
Número de jogadores que venceram pelo menos uma partida = 4 (Alice, Bruno, Carla, Diego). Número total de jogadores = 5.
Cálculo da Probabilidade: Probabilidade = (Número de jogadores com pelo menos uma vitória) / (Número total de jogadores) Probabilidade = 4/5=0.8
Análise das Alternativas:
- (A) 1,0. Incorreta.
- (B) 0,8. Correta..
- (C) 0,6. Incorreta.
- (D) 0,4. Incorreta.
- (E) 0,2. Incorreta.
Resposta: (B)
Questão 46
Análise do Texto (Canção “Sementes”): A canção fala sobre “Palmeiras! Babaçuais! Terra fértil, olha a riqueza no chão.” e “A natureza traz o fruto, a perfeição.”. Menciona “Senhoras guerreiras, vão à luta, custear alimentação”, indicando que as mulheres trabalham para sua subsistência. E, “Exportadores das exportações. Nosso produto assim chegou em outras nações. Eu vou gargalhar, eu estou feliz! Nossa matéria-prima circulando no país.”. Isso indica que o produto é exportado e circula nacionalmente, gerando felicidade e renda.
Análise das Alternativas:
- (A) “a felicidade expressa pelo eu-lírico decorre da importação de produtos estrangeiros presentes finalmente em regiões afastadas da floresta.”. Incorreta. A felicidade vem do produto nacional (“Nosso produto”) circulando e sendo exportado.
- (B) “a riqueza extraída da terra é desperdiçada devido à falta de mão de obra para colher os frutos das palmeiras.”. Incorreta. O texto fala de “Senhoras guerreiras, vão à luta” para “custear alimentação”, o que sugere trabalho ativo e não desperdício por falta de mão de obra.
- (C) “a natureza é a responsável pela arrecadação de doações para os povos originários da região.”. Incorreta. A natureza fornece o fruto, mas o sustento vem do trabalho e da venda/exportação do produto.
- (D) “o trabalho das mulheres na extração das riquezas naturais garante tanto sua subsistência quanto a matéria-prima para exportação.” Correta. As “Senhoras guerreiras” (mulheres) custeiam sua alimentação (subsistência) e o “Nosso produto” (matéria-prima) é exportado e circula.
- (E) “a manutenção do comércio e da indústria é possível devido aos embates travados com outras nações que exploram nossos recursos naturais.”. Incorreta. O texto celebra a exportação e circulação do produto nacional, não embates com outras nações exploradoras.
Resposta: (D)
Questão 47
Análise do Termo Sublinhado: A questão pede para identificar onde o termo sublinhado exerce a função de sujeito.
Vamos analisar as frases e os termos sublinhados:
- (A) “Terra fértil, olha a riqueza no chão”.. O verbo é “olha” (imperativo, segunda pessoa do singular, sujeito oculto “tu”). “Riqueza” é objeto direto desse verbo, não o sujeito.
- (B) “Folhas verdes, oh que maravilha“.. Não há um verbo de ação explícito para “maravilha” ser sujeito. “Maravilha” é um substantivo que expressa admiração.
- (C) “A natureza traz o fruto, a perfeição”.. O verbo é “traz”. “A natureza” é quem pratica a ação de trazer, portanto, é o sujeito da oração. Correta.
- (D) “Senhoras guerreiras, vão à luta, custear alimentação”.. “Senhoras guerreiras” é um vocativo (chamamento), indicado pela vírgula, e não o sujeito da oração. O sujeito de “vão” é oculto (vocês).
- (E) “Nosso produto assim chegou em outras nações“.. O verbo é “chegou”. O sujeito é “Nosso produto”. “Em outras nações” é um adjunto adverbial de lugar.
Resposta: (C)
Questão 48
Análise do Verso e Pedido: Verso: “Senhoras guerreiras, vão à luta”. O verbo “vão” está no presente do indicativo (3ª pessoa do plural), mas, no contexto de um chamamento (“Senhoras guerreiras,”), funciona como um imperativo. A questão pede para transpor o verbo para o imperativo afirmativo, na segunda pessoa do plural (vós).
Formação do Imperativo Afirmativo (vós): Para o verbo “ir”, que é irregular, a forma da 2ª pessoa do plural do presente do indicativo é “ides”. No imperativo afirmativo, a 2ª pessoa do plural é formada a partir da 2ª pessoa do plural do presente do indicativo, mas com a desinência correta para o imperativo. Para o verbo “ir”, a forma é ide.
Análise das Alternativas:
- (A) vá. (Imperativo afirmativo, 3ª pessoa do singular – ele/você). Incorreta.
- (B) vai. (Imperativo afirmativo, 2ª pessoa do singular – tu). Incorreta.
- (C) ide. (Imperativo afirmativo, 2ª pessoa do plural – vós) Correta..
- (D) vamos. (Imperativo afirmativo, 1ª pessoa do plural – nós). Incorreta.
- (E) venham. (Imperativo afirmativo, 3ª pessoa do plural – eles/vocês, ou do subjuntivo). Incorreta.
Resposta: (C)
Questão 49
Análise do Verso: “A natureza traz o fruto, a perfeição”.
Conceitos de Figuras de Linguagem:
- Antítese: Oposição de ideias. (Ex: “amor e ódio”).
- Paradoxo: Ideias aparentemente contraditórias que, no entanto, fazem sentido em um contexto mais profundo. (Ex: “Estou cego de tanto ver”).
- Catacrese: Uso impróprio de um termo por falta de um mais adequado, criando uma analogia. (Ex: “braço da cadeira”, “embarcar no avião”).
- Eufemismo: Suavização de uma ideia desagradável ou chocante. (Ex: “ele partiu” em vez de “ele morreu”).
- Personificação (ou Prosopopeia): Atribuição de características, qualidades ou ações humanas a seres inanimados, animais ou conceitos abstratos.
Aplicação ao Verso: No verso “A natureza traz o fruto, a perfeição”, a “natureza” é tratada como um ser capaz de “trazer” algo, como uma pessoa que age. “Trazer” é uma ação tipicamente associada a seres com vontade ou capacidade de locomoção e entrega. Atribuir essa ação à “natureza” (um conceito abstrato ou o ambiente em geral) é uma característica da personificação.
Análise das Alternativas:
- (A) antítese. Incorreta. Não há oposição de ideias no verso.
- (B) paradoxo. Incorreta. Não há uma contradição aparente.
- (C) catacrese. Incorreta. Não é o uso de um termo por falta de outro.
- (D) eufemismo. Incorreta. Não há suavização de uma ideia.
- (E) personificação. Correta. A natureza é personificada com a ação de “trazer”.
Resposta: (E)
Questão 50
Análise do Texto (Charge):
- Título: “CRISE CLIMÁTICA”.
- Imagem: Uma pessoa está diante de duas placas de sinalização.
- Placa 1: “PREVENIDOS SALA 1” (seta para a esquerda).
- Placa 2: “DESPREPARADOS SALAS 2 A 100” (seta para a direita).
- Contexto: Charges são geralmente criações visuais com humor e ironia que comentam eventos atuais.
Interpretação: A charge ironiza a situação da crise climática, mostrando que uma vasta maioria da população (representada pelas “Salas 2 a 100”) está despreparada para enfrentá-la, enquanto apenas uma pequena parte (representada pela “Sala 1”) está prevenida. O humor da charge surge do contraste entre a seriedade do tema e a forma como a realidade do despreparo em massa é apresentada, o que configura uma crítica social.
Análise das Alternativas:
- (A) “uma tirinha, cujo intuito é aliviar a tensão das preocupações ambientais por meio do humor.”. Incorreta. Não é uma tirinha (que é uma sequência de quadrinhos) e o intuito não é aliviar, mas criticar.
- (B) “um cartum, que representa, imparcialmente, a liderança de acadêmicos no combate ao desmatamento.”. Incorreta. Não é imparcial, é uma crítica social. O foco também não é a liderança de acadêmicos.
- (C) “uma charge, cujo humor tem por objetivo criticar a falta de precaução dos indivíduos no enfrentamento da crise climática.” Correta. A charge é uma forma de representação visual que utiliza o humor para comentar e criticar eventos atuais, e neste caso, a crítica é clara sobre o despreparo massivo diante da crise climática.
- (D) “uma ilustração, que ironiza o interesse da população em geral por assuntos relacionados à economia verde.”. Incorreta. Ironiza o despreparo, não o interesse na economia verde.
- (E) “um quadrinho, cuja simplicidade dos traços busca mimetizar a resolução da crise climática por medidas paliativas.”. Incorreta. Não é um quadrinho (no sentido de história em quadrinhos) e a mensagem não é sobre mimetizar a resolução, mas criticar a falta dela.
Resposta: (C)
Questão 51
Análise do Prefixo: A palavra em questão é “despreparado”. O prefixo “des-” é usado para indicar negação, oposição ou inversão de sentido (significa o contrário de “preparado”).
Análise das Alternativas e seus prefixos:
- (A) apático: O prefixo “a-” (ou “an-” antes de vogal) indica negação ou privação (significa “sem” ou “falta de”). Não é “des-“.
- (B) diálogo: O prefixo “dia-” indica “através”, “por meio de”, ou “entre”. Não é “des-“.
- (C) alinhado: O prefixo “a-” (ou “ad-” antes de consoante) indica aproximação, direção ou movimento para. Não é “des-“.
- (D) desabrigo: O prefixo “des-” aqui também indica negação ou privação (significa “sem abrigo”, o contrário de “abrigo”). Correta..
- (E) denunciado: O prefixo “de-” pode indicar ação de remover, separação, ou intensidade. Não é o prefixo “des-” no mesmo sentido de negação total como em “despreparado”.
Resposta: (D)
Questão 52
Análise da Função: A função real f é definida pela expressão f(2−x)=3×2. Queremos encontrar o valor de f(−1).
Resolução: Para encontrar f(−1), precisamos que o argumento da função, (2−x), seja igual a −1. Então, faça a seguinte igualdade para encontrar o valor de x: 2−x=−1 2+1=x x=3
Agora, substitua x=3 na expressão 3×2: f(2−3)=3(3)2 f(−1)=3×9 f(−1)=27
Análise das Alternativas:
- (A) 0. Incorreta.
- (B) 3. Incorreta.
- (C) 16. Incorreta.
- (D) 27. Correta..
- (E) 48. Incorreta.
Resposta: (D)
Questão 53
Análise dos Dados: Um Departamento de Saneamento e Meio Ambiente está planejando a construção de um piscinão sustentável em formato cilíndrico.
- Altura (h): 5 m.
- Área da base (Ab): 200000 m2.
Cálculo do Volume em m3: O volume de um cilindro é dado pela fórmula: V=Ab×h. V=200000 m2×5 m V=1000000 m3
Conversão de m3 para Litros: Sabemos que 1 m3=1000 L. Para converter o volume para litros, multiplicamos por 1000: V(em litros)=1000000 m3×1000 L/m3 V=1000000000 L Isso corresponde a 1 bilhão de litros.
Análise das Alternativas:
- (A) 10000000. Incorreta (10 milhões).
- (B) 20 000 000. Incorreta (20 milhões).
- (C) 100 000 000. Incorreta (100 milhões).
- (D) 500 000 000. Incorreta (500 milhões).
- (E) 1000 000 000. Correta. (1 bilhão).
Resposta: (E)
Questão 54
Análise dos Cartazes: Os cartazes são de campanhas publicitárias feitas nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, chamando a população a contribuir para os esforços de guerra.
- O primeiro cartaz exorta: “UP HOUSEWIVES AND AT ‘EM!” (Para cima donas de casa e ataquem!). E instrui: “PUT OUT YOUR PAPER-METAL-BONES THEY MAKE PLANES GUNS. TANKS, SHIPS & AMMUNITION” (Coloquem para fora seu PAPEL-METAL-OSSOS ELES FAZEM AVIÕES, ARMAS, TANQUES, NAVIOS E MUNIÇÕES).
- O segundo cartaz apresenta: “SCRAP! WILL HELP WIN” (Sucata! Vai ajudar a vencer). Ele lista diversos materiais (RUBBER, BRASS, BRONZE, ALUMINUM, COPPER) e alerta: “Don’t mix it!” (Não misture!).
Contexto Histórico: Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos países envolvidos enfrentaram grande escassez de matérias-primas devido à enorme demanda da indústria bélica e às interrupções no comércio global. Campanhas de reciclagem e coleta de sucata eram estratégias comuns e vitais para que os países pudessem suprir a demanda por materiais para a produção de armamentos.
Análise das Alternativas:
- (A) “a compostagem de resíduos orgânicos, tarefa atribuída às donas de casa, era uma demanda central dos esforços de guerra.”. Incorreta. O cartaz menciona “bones” (ossos), que podem ser orgânicos, mas o foco é a coleta de “papel-metal-ossos” para fabricar armamentos, não compostagem para fins agrícolas.
- (B) “a insuficiência de matérias-primas para a produção de armamentos impôs a necessidade de separar e reciclar diferentes tipos de materiais.” Correta. Os cartazes claramente incentivam a coleta de materiais diversos (“paper, metal, bones”, “rubber, brass, bronze, aluminum, copper”) e a separação (“Don’t mix it!”), indicando a importância do reaproveitamento de materiais para a indústria de guerra.
- (C) “a campanha estimula os cidadãos a estocar recursos, como papéis e alimentos enlatados, para resistir aos dias de carestia provocados pela guerra.”. Incorreta. A campanha pede para colocar para fora (ou seja, doar, entregar para reciclagem), não estocar.
- (D) “o governo estadunidense promulgou o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos para promover crescimento econômico em tempos difíceis.”. Incorreta. Embora a coleta de resíduos estivesse ligada à economia de guerra, o conceito de “Plano Nacional dos Resíduos Sólidos” é muito posterior e não é o foco do cartaz.
- (E) “os cartazes fazem referência a uma campanha de saúde pública, por meio do reforço dos hábitos de higiene considerados saudáveis.”. Incorreta. A linguagem dos cartazes é militarista e industrial, focada na vitória da guerra, não em saúde pública ou higiene.
Resposta: (B)
Questão 55
Análise dos Dados:
- O diesel comercializado no Brasil é uma mistura que contém atualmente 14% de biodiesel.
- Se esse percentual for aumentado para 25%, o Brasil deixará de emitir mais de 330 milho˜es de toneladas de CO2 em 10 anos.
- Massa molar do CO2=44 g/mol.
- 1 t=106 g.
- Equação de estado de um gás ideal: P⋅V=n⋅R⋅T.
- Constante dos gases (R): 0.082K⋅molatm⋅L.
- Pressão (P): 1 atm.
- Temperatura (T): 300 K.
Cálculo:
- Converter a massa de CO2 de toneladas para gramas: Massa de CO2=330 milho˜es de toneladas=330×106 t. Massa de CO2=330×106×106 g=330×1012 g.
- Calcular o número de mols (n) de CO2: n=Massa molarMassa=44 g/mol330×1012 g. n=7.5×1012 mol.
- Usar a equação dos gases ideais (P⋅V=n⋅R⋅T) para encontrar o volume (V): V=Pn⋅R⋅T V=1 atm(7.5×1012 mol)×(0.082K⋅molatm⋅L)×(300 K). V=7.5×0.082×300×1012 L V=184.5×1012 L V≈1.845×1014 L
Análise das Alternativas:
- (A) 1.50×1012. Incorreta.
- (B) 2.46×1012. Incorreta.
- (C) 7.50×1012. Incorreta.
- (D) 4.50×1014. Incorreta.
- (E) 1.84×1014. Correta. (Considerando arredondamento, 1.845×1014 é mais próximo de 1.84×1014).
Resposta: (E)
Questão 56
Análise do Texto: O texto inicia com a pergunta “How far did your fruit commute?” (Quão longe sua fruta viajou?). Em seguida, define “Food miles” como “the distance a certain food has to travel from its point of origin to its destination – our kitchen table” (milhas alimentares é a distância que um determinado alimento tem que viajar de seu ponto de origem até seu destino – nossa mesa da cozinha). O texto também apresenta exemplos de distâncias percorridas por frutas de diferentes países até um supermercado no Reino Unido.
Análise das Alternativas:
- (A) “as milhares de frutas que são consumidas diariamente em diversos países do mundo.”. Incorreta. Não se refere à quantidade, mas à distância percorrida.
- (B) “as milhas alcançadas pelas viagens turísticas na alta temporada dos países apresentados.”. Incorreta. Refere-se a alimentos, não a viagens turísticas.
- (C) “a quantidade de frutas utilizadas para a produção de saladas de frutas nos diversos supermercados do Reino Unido.”. Incorreta. Não se refere à quantidade de frutas, mas à distância percorrida.
- (D) “a distância percorrida por diversos alimentos desde o seu país de origem até o consumidor final.” Correta. Esta é a definição explícita de “food miles” fornecida no texto.
- (E) “a quantidade de dióxido de carbono emitido nas viagens comerciais entre o continente americano e o europeu.”. Incorreta. Embora o texto mencione a emissão de CO2 como um impacto da distância percorrida (“drastic affect on the environment, due to the amount of carbon dioxide released during transportation”), “food miles” é a distância em si, não a quantidade de CO2.
Resposta: (D)
Questão 57
Análise do Texto: A campanha (ilustrada pelos gráficos e texto) destaca as longas distâncias que os alimentos percorrem (“food miles”) e o impacto ambiental disso (“drastic affect on the environment, due to the amount of carbon dioxide released during transportation”). O texto termina com a mensagem “BUY LOCAL & BUY IN SEASON” (Compre local e compre na estação).
Objetivo da Campanha: O objetivo da campanha é claro: incentivar o consumo de alimentos que não precisam viajar longas distâncias, ou seja, produzidos localmente e disponíveis na safra, a fim de reduzir o impacto ambiental do transporte e as emissões de carbono.
Análise das Alternativas:
- (A) “sensibilizar o leitor para consumir produtos alimentícios disponíveis na estação e produzidos na sua região.” Correta. A frase “BUY LOCAL & BUY IN SEASON” resume perfeitamente esse objetivo.
- (B) “incentivar o leitor a consumir frutas e legumes frescos por serem mais saudáveis e para dinamizar a exportação britânica de commodities.”. Incorreta. O foco principal é ambiental (redução de CO2 do transporte), não primariamente saúde, e não visa dinamizar exportação, mas sim a compra local.
- (C) “conscientizar o leitor de como a globalização possibilitou a variedade de oferta de alimentos na mesa dos europeus e dos americanos.”. Incorreta. Embora a globalização seja o pano de fundo, a campanha critica as consequências negativas da longa cadeia de suprimentos, não a celebra.
- (D) “promover o intercâmbio de sementes e plantas dos mais variados países para sanar a insegurança alimentar no mundo.”. Incorreta. Não é sobre intercâmbio de sementes, mas sobre consumo local.
- (E) “fortalecer a produção agrícola nos países emergentes para o aumento de suas exportações indiretas.”. Incorreta. O objetivo é reduzir as “food miles”, o que vai na contramão de aumentar exportações de países distantes.
Resposta: (A)
Questão 58
Análise dos Dados: Um projeto ambiental plantou mudas de árvores frutíferas em linha reta, mantendo sempre a mesma distância entre as árvores. As distâncias das árvores do início do terreno são:
- 1ª muda (a1): 2 metros.
- 2ª muda (a2): (6+x) metros.
- 3ª muda (a3): 18 metros.
A informação de que a distância entre as árvores é sempre a mesma indica que a sequência das distâncias do início do terreno forma uma Progressão Aritmética (PA).
Definição de PA: Em uma Progressão Aritmética, a diferença entre termos consecutivos é constante, e essa diferença é chamada de razão (r). Assim, temos: a2−a1=r e a3−a2=r. Consequentemente, podemos igualar as diferenças: a2−a1=a3−a2.
Resolução: Substitua os valores conhecidos na igualdade: (6+x)−2=18−(6+x) Simplifique ambos os lados da equação: 4+x=18−6−x 4+x=12−x Agora, isole a variável x: x+x=12−4 2x=8 x=4
Para confirmar a PA e encontrar a razão, substitua o valor de x de volta nas distâncias: a1=2 a2=6+4=10 a3=18
A PA formada é (2,10,18,…). A razão (r) é a diferença entre os termos: r=a2−a1=10−2=8. (Verificando: r=a3−a2=18−10=8).
Portanto, a sequência de distâncias forma uma Progressão Aritmética (PA) de razão 8.
Análise das Alternativas:
- (A) Aritmética (PA) de razão 4. Incorreta.
- (B) Geométrica (PG) de razão 4. Incorreta.
- (C) Aritmética (PA) de razão 6. Incorreta.
- (D) Geométrica (PG) de razão 8. Incorreta.
- (E) Aritmética (PA) de razão 8. Correta..
Resposta: (E)
Questão 59
Análise do Problema: A questão pede para calcular o número total de permutações distintas formadas com as 8 letras da palavra SEMENTES. A fórmula para permutações com repetição é dada: n!=n⋅(n−1)⋅(n−2)…3⋅2⋅1, com n natural. A fórmula geral para permutações com repetição é n1!n2!…nk!n!, onde n é o número total de elementos e n1,n2,…,nk são as quantidades de cada elemento que se repete.
Identificando as Letras e Repetições na palavra SEMENTES:
- Total de letras (n) = 8.
- Contagem das letras e suas repetições:
- S: aparece 2 vezes (nS=2)
- E: aparece 3 vezes (nE=3)
- M: aparece 1 vez
- N: aparece 1 vez
- T: aparece 1 vez As letras que se repetem são S (2 vezes) e E (3 vezes).
Cálculo da Permutação Distinta: Aplicando a fórmula: Número de permutações distintas = 2!⋅3!8!
Análise das Alternativas:
- (A) 8!. Incorreta. Isso seria se todas as letras fossem distintas.
- (B) 8!÷(3!⋅2!). Correta. Esta é a aplicação correta da fórmula de permutação com repetição, considerando as repetições da letra E (3 vezes) e da letra S (2 vezes).
- (C) 8!÷(8−8)!. Incorreta. Isso simplificaria para 8!/0!=8!, que está incorreto para permutações com repetição.
- (D) 8!÷(2!⋅2!⋅2!). Incorreta. Consideraria que três letras se repetem 2 vezes cada, o que não é o caso.
- (E) 8!÷(2!2!). Incorreta. Consideraria apenas duas letras se repetindo 2 vezes cada, ignorando a repetição de E por 3 vezes.
Resposta: (B)
Questão 60
Análise dos Dados:
- A questão compara uma cobertura de construção sem telhado verde (feita de concreto) com a mesma cobertura usando um telhado verde.
- Para o concreto sem telhado verde:
- Calor específico do material (c): 1000 J/kg∘C.
- Massa total (m): 5000 kg.
- Energia absorvida (Q): 75 MJ em um dia.
- Informação sobre o telhado verde: “Nessa mesma situação, caso fosse usado o telhado verde, a temperatura seria reduzida em 5∘C”. Isso significa que o telhado verde diminui a elevação de temperatura em 5∘C em relação à condição sem ele.
- Fórmula para calor absorvido: Q=m⋅c⋅Δθ.
Objetivo: Calcular a variação da temperatura (Δθ) observada, em ∘C, caso fosse usado o telhado verde.
- Calcular a variação de temperatura (Δθsem telhado) do concreto sem o telhado verde: Primeiro, converta a energia de MJ para Joules: Q=75 MJ=75×106 J.Use a fórmula Q=m⋅c⋅Δθ: 75×106 J=5000 kg×1000 J/kg∘C×Δθsem telhado. 75×106=5×103×103×Δθsem telhado 75×106=5×106×Δθsem telhado Δθsem telhado=5×10675×106 Δθsem telhado=15∘C Isso significa que, sem o telhado verde, a temperatura do concreto aumentaria em 15∘C.
- Calcular a variação de temperatura (Δθcom telhado) do concreto com o telhado verde: O texto afirma que, com o telhado verde, a temperatura seria reduzida em 5∘C. Isso se refere à redução na variação de temperatura. Δθcom telhado=Δθsem telhado−5∘C Δθcom telhado=15∘C−5∘C=10∘C
Análise das Alternativas:
- (A) 25. Incorreta.
- (B) 20. Incorreta.
- (C) 15. Incorreta (este é o valor sem o telhado verde).
- (D) 10. Correta..
- (E) 5. Incorreta (este é o valor da redução, não da variação final com o telhado verde).
Resposta: (D)
Questão 61
Análise do Texto: O texto explica que painéis solares fotovoltaicos convertem energia luminosa em energia elétrica. No entanto, parte da luz solar incidente é refletida em vez de absorvida, o que diminui a eficiência. Para melhorar essa eficiência, são usados revestimentos antirreflexo, que minimizam a reflexão e maximizam a transmissão, aumentando assim a absorção de energia luminosa pelo material semicondutor. A questão pede a justificativa de como o revestimento antirreflexo aumenta a eficiência dos painéis solares.
Conceitos de Óptica e Eficiência Fotovoltaica: Para um painel solar, a energia elétrica é gerada a partir da luz que é absorvida pelo material semicondutor. A luz que é refletida pela superfície não é absorvida e, portanto, não contribui para a geração de eletricidade. Um revestimento antirreflexo atua justamente reduzindo a quantidade de luz que é refletida, permitindo que uma maior porção dessa luz entre no material do painel e seja absorvida.
Análise das Alternativas:
- (A) “Diminuir a intensidade da luz refletida pelo material aumenta a quantidade de luz absorvida pelo painel.” Correta. Esta é a função primária e o mecanismo pelo qual os revestimentos antirreflexo aumentam a eficiência.
- (B) “Aumentar a reflexão da luz, ao bloquear a sua transmissão, força-a a ser absorvida pelo material semicondutor.”. Incorreta. Revestimentos antirreflexo diminuem a reflexão, não a aumentam.
- (C) “Aumentar o ângulo de reflexão e direcionar a luz totalmente para o ambiente externo melhora a eficiência energética do painel.”. Incorreta. Direcionar a luz para fora (ambiente externo) significa que ela não está sendo absorvida, o que diminuiria a eficiência.
- (D) “Refletir completamente a luz incidente permite que seja alterado o índice de refração e que a luz seja absorvida e convertida em eletricidade.”. Incorreta. Refletir completamente significa nenhuma absorção, e o objetivo do revestimento é o oposto.
- (E) “Utilizar material com índice de refração nulo entre o ar e o semicondutor minimiza a reflexão da luz e aumenta a quantidade de luz refratada.”. Incorreta. Um índice de refração nulo não é fisicamente possível para um material que existe e interage com a luz. Materiais com índices de refração adequados são usados para minimizar reflexão e maximizar refração (transmissão).
Resposta: (A)
Questão 62
Análise dos Dados: Uma empresa de placas solares vende placas em formato retangular.
- Dimensões de uma placa solar: 1 metro de largura por 2 metros de comprimento.
- Área de uma placa = 1 m×2 m=2 m2.
- Capacidade de geração de energia por placa: 1.2 kWh/dia (em média, em boas condições de insolação).
- O cliente deseja instalar essas placas em seu telhado, que também tem formato retangular.
- Dimensões do telhado: 8 metros de comprimento por 5 metros de largura.
- Área do telhado = 8 m×5 m=40 m2.
- As placas solares devem ser instaladas de forma a cobrir toda a área disponível no telhado sem sobreposição de placas.
- Duração para cálculo da energia total: 1 mês (30 dias).
Cálculo:
- Calcular o número de placas que cabem no telhado: Número de placas = Área do telhado / Área de uma placa Número de placas = 40 m2/2 m2=20 placas.
- Calcular a energia total gerada por dia por todas as placas: Energia por dia = Número de placas × Geração por placa por dia Energia por dia = 20 placas×1.2 kWh/placa/dia=24 kWh/dia.
- Calcular a energia total gerada em um mês (30 dias): Energia por mês = Energia por dia × Número de dias no mês Energia por mês = 24 kWh/dia×30 dias. Energia por mês = 720 kWh.
Análise das Alternativas:
- (A) 180. Incorreta.
- (B) 240. Incorreta.
- (C) 360. Incorreta.
- (D) 540. Incorreta.
- (E) 720. Correta..
Resposta: (E)
Questão 63
Análise do Gráfico 2 (Posição vs. Tempo): O Gráfico 2 mostra a posição de um automóvel em função do tempo. A linha reta no gráfico indica que o automóvel se move com velocidade constante, ou seja, em um movimento uniforme.
Para calcular a velocidade (v), podemos usar a fórmula v=ΔTempoΔPosic¸a˜o. Vamos escolher dois pontos do gráfico que sejam fáceis de ler para essa finalidade:
- Um ponto é (Tempo = 0.5 h, Posição = 100 km).
- Outro ponto é (Tempo = 1.0 h, Posição = 140 km).
Cálculo da velocidade: v=1.0 h−0.5 h140 km−100 km=0.5 h40 km=80 km/h.
Análise do Gráfico 1 (Consumo de gasolina vs. Velocidade): Agora que determinamos a velocidade do automóvel como
80 km/h (obtida do Gráfico 2), vamos consultar o Gráfico 1 para encontrar o consumo de gasolina nessa velocidade.
No Gráfico 1, para uma velocidade de
80 km/h, o consumo de gasolina indicado é de 10.0 L.
Cálculo da Massa de CO2 Emitida:
- O consumo de gasolina verificado é de 10.0 L.
- É dado que cada litro de gasolina emite cerca de 2 kg de CO2.
Para calcular a massa total de CO2 emitida, multiplicamos o consumo de gasolina pela massa de CO2 por litro: Massa total de CO2=Consumo de gasolina×Massa de CO2 por litro Massa total de CO2=10.0 L×2 kg/L Massa total de CO2=20 kg.
Análise das Alternativas:
- (A) 2. Incorreta.
- (B) 20. Correta.
- (C) 25. Incorreta.
- (D) 40. Incorreta.
- (E) 200. Incorreta.
Resposta: (B)
Questão 64
Análise do Texto: O texto define “crédito de carbono” como um mecanismo financeiro que busca reduzir ou remover as emissões de dióxido de carbono da atmosfera. Menciona que esses créditos são obtidos por meio de diversas iniciativas e projetos. A questão pede qual iniciativa contribui efetivamente para a obtenção de créditos de carbono.
Conceito de Crédito de Carbono: Os créditos de carbono são gerados por projetos que, comprovadamente, resultam na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) ou na sua remoção da atmosfera. Isso pode incluir ações como o uso de energias renováveis, melhoria da eficiência energética, projetos de florestamento ou reflorestamento, e tratamento adequado de resíduos, entre outros. Empresas que conseguem reduzir suas emissões ou investir nesses projetos podem vender os créditos obtidos para outras empresas que necessitam compensar suas próprias emissões.
Análise das Alternativas:
- (A) “Ampliar a utilização de combustíveis fósseis, pois eles são responsáveis pela eliminação de dióxido de carbono na natureza.”. Incorreta. Combustíveis fósseis liberam CO2, contribuindo para o aumento das emissões, não para sua eliminação. Aumentar seu uso resultaria em mais emissões, o oposto do que gera créditos.
- (B) “Derrubar áreas florestais para a expansão da agricultura mecanizada, uma vez que esta atividade não gera impacto ambiental.”. Incorreta. O desmatamento de florestas libera grandes quantidades de CO2 para a atmosfera e causa impactos ambientais significativos.
- (C) “Incrementar a utilização de altos-fornos para a queima de lixos residenciais e industriais, visando diminuir as áreas de aterro sanitário.”. Incorreta. Embora a queima de lixo possa reduzir o volume em aterros, em altos-fornos, ela geralmente libera gases poluentes e CO2 se não houver sistemas de controle de emissões eficientes. Esta não é uma forma principal de obtenção de créditos de carbono, que se focam na redução líquida de GEE.
- (D) “Incentivar as emissões de CO2, pois, dessa maneira, entrarão mais créditos de carbono que impactarão positivamente na economia.”. Incorreta. Os créditos de carbono são criados para reduzir as emissões de CO2, não para incentivá-las.
- (E) “Implementar e desenvolver tecnologias de energia limpa e renovável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).” Correta. Projetos que utilizam fontes de energia limpa e renovável, como energia solar, eólica ou biomassa, substituem a queima de combustíveis fósseis e, ao fazer isso, reduzem a quantidade de GEE liberados na atmosfera. Essa redução é exatamente o que gera os créditos de carbono.
Resposta: (E)